Parque do Barrocal de Castelo Branco vence Prémio Geoconservação 2021

O Parque Natural do Barrocal.
O Parque Natural do Barrocal, em Castelo Branco, venceu o Prémio Geoconservação 2021, que distingue os melhores exemplos de conservação e valorização do património geológico. O pulmão verde abriu ao público em novembro e conta com 40 hectares.

O Parque Natural do Barrocal, em Castelo Branco, ganhou o Prémio Geoconservação 2021, que distingue os melhores exemplos de conservação e valorização do património geológico, anunciou o município local. “Este prémio é o reconhecimento de todo o trabalho realizado na valorização de Castelo Branco. O Parque do Barrocal é um símbolo da nossa cidade e tem enchido de orgulho toda a comunidade albicastrense”, refere, em comunicado, o presidente da Câmara de Castelo Branco, José Augusto Alves.

O parque constava de uma lista de sete projetos nacionais candidatados, num concurso organizado pelo Grupo Português da ProGEO – Associação Europeia para a Conservação do Património Geológico. O objetivo deste prémio é distinguir uma autarquia que se destaque na implementação de estratégias de conservação e valorização do património geológico do seu concelho, além de sensibilizar o público em geral para o reconhecimento do valor deste património como parte integrante do património natural.

O Parque Natural do Barrocal tem 40 hectares.

Segundo a ProGeo, o júri constituído por elementos do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), da Associação Portuguesa de Geólogos (APG) e da ProGEO decidiu, por unanimidade, atribuir o prémio ao Barrocal, reconhecendo “a elevada qualidade da intervenção realizada no Parque do Barrocal”, além de o empenho e o investimento realizado pela autarquia de Castelo Branco”.

Este é já o terceiro prémio que o Parque Natural do Barrocal conquista, depois de, em outubro de 2020, ter vencido o “Architecture Master Prize”, na categoria de espaços públicos, e um mês depois, ter sido reconhecido com o prémio “World Architecture News Awards – Wan Awards”, na categoria paisagens urbanas.

O parque abriu ao público em novembro de 2020 e já recebeu mais de 17 mil visitantes. Localizado no coração da cidade de Castelo Branco, este parque de natureza está integrado nos territórios classificados do Geopark Naturtejo Mundial da UNESCO e da Reserva da Biosfera Transfronteiriça Tejo|Tajo Internacional. Tem 40 hectares, apresenta sete mirantes, diversas formações geológicas de interesse, passadiços, trilhos naturais, parque infantil, observatório de aves e muitas outras atrações naturais.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend