Parque D. Carlos I: uma floresta encantada nas Caldas da Rainha

Parque D. Carlos I: uma floresta encantada nas Caldas da Rainha
Parque D. Carlos I, Caldas da Rainha. (Foto: Orlando Almeida/GI)
Um dos mais belos parques do país fica nas Caldas da Rainha. O Parque D. Carlos I tem jardins, museus, cafés e uma imensidão de verde que abraça quem o atravessa.

É uma espécie de floresta encantada no meio da cidade, ligando-a, sob um “céu de vidro”, ao Hospital Termal, pioneiro no Mundo a “curar certas maleitas”. Foi assim, através das “águas mornas e com características especiais” que a rainha D. Leonor descobriu a terra onde a realeza e a fidalguia haveriam de encontrar um porto de abrigo no século XIX. Mais tarde, tornar-se-ia palco de várias artes, um gosto que perdura.

Só por si, o parque encerra em cada canto uma natural paleta de cores únicas: a terracota do chão, o lago, os patos, os pavões que se passeiam nos terraços da cidade, voam até aos beirais dos prédios antigos e dali observam todo o movimento. É o resultado do romantismo com que o arquiteto Rodrigo Berquó o desenhou, nos finais do século XIX. E por isso é complexo eleger um cartão de visita do parque, já que esse tanto pode ser o Lago, pérgula próxima do Museu Malhoa (quando se enche de Glicínias floridas), a casa dos barcos, os imponentes pavilhões, ou o Céu de Vidro (antiga casa da cultura e clube de recreio).

O Parque D. Carlos I, nas Caldas da Rainha. (Fotografia: Global Imagens)

Este pulmão verde é uma espécie de floresta encantada no meio da cidade.

Talvez um dos segredos mais bem guardados seja a Mata Rainha D. Leonor. Por ser um lugar “tranquilo, sereno, incrivelmente bonito”, como descreve Dora Mendes, responsável do Museu do Hospital, que tem o privilégio de ali “morar” todos os dias. É entre o aqueduto e Chafariz das 5 Bicas de D. João V, e a fábrica Bordalo Pinheiro, que fica um caminho a descobrir.

 

Um local próximo para comer

Pastelaria Machado

O verde dos azulejos que revestem este espaço emblemático das Caldas da Rainha quase parece uma extensão do Parque. O edifício da pastelaria Machado prende o olhar de quem atravessa a rua, mas lá dentro fica-se mesmo refém é da doçaria de fabrico próprio. Rua Luís de Camões, 41. Tel: 262832255. Das 7h30 às 19h30. Não encerra.

 

Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Rua Luís de Camões, 41, Caldas da Rainha
Telefone
262 832 255
Horário
Aberto todos os dias, das 07h30 às 19h30


GPS
Latitude : 39.3999
Longitude : -8.2245




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend