Os segredos dos vinhos da primeira adega de autor do país

Adega Mayor (Fotografia: Reinaldo Rodrigues/GI)
A Adega Mayor, com arquitetura de Siza Vieira, funde-se na paisagem da planície alentejana e dá a conhecer tudo sobre os vinhos do Grupo Nabeiro-Delta Cafés, com uma série de experiências.

No meio do montado de azinho, de galerias ribeirinhas e de campos agrícolas ergueu-se, em 2007, a Adega Mayor. Com um edifício branco desenhado por Siza Vieira, marcado pelas suas linhas inconfundíveis que parecem estendê-lo discretamente pela paisagem, tornou-se “a primeira adega de autor em Portugal” e uma referência arquitetónica a nível mundial, afirma a Adega Mayor.

Adega Mayor (Fotografia: Reinaldo Rodrigues/GI)

Visitando a herdade, é nesse palco único que se pode ficar a conhecer tudo sobre os vinhos da empresa, através de diferentes tipos de visitas. Todas são guiadas e dão a conhecer a importância do trabalho de viticultura, da vindima manual e da influência do terroir na criação dos vinhos; as várias etapas da vinificação e a imponente sala das barricas, com mil metros quadrados, onde se explica a influência da madeira nos vinhos.

Adega Mayor (Fotografia: Reinaldo Rodrigues/GI)

Já ao fazer as visitas com provas, tem-se direito a provar monocastas, vinhos reserva ou de seleção, por exemplo. Em qualquer uma das visitas, no final, sobe-se ao terraço panorâmico da adega, de onde se avista a vinha e o olival da herdade, a Serra de São Mamede e o espelho de água projetado por Siza Vieira para refrescar a sala das barricas.

Na herdade, que conta com 350 hectares, há também experiências de vindima, simples (com visita, prova de mosto e prova de vinhos) ou com estadia (mediante reserva) na Herdade dos Adaens, um turismo rural a poucos minutos de distância da Adega Mayor e do Centro de Ciência do Café do Grupo da família Nabeiro.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Leia também:

Vinhos de luxo até 10 euros: trinta garrafas para brilhar à mesa
Quinta do Perdigão: Vinhos, arte e criatividade no Dão
Quinta da Pacheca: Arte e vinho junto ao rio




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend