Os novos passadiços do Alentejo mostram a beleza natural da Serra d’Ossa

Os novos passadiços do Alentejo mostram a beleza natural da Serra d'Ossa
Os passadiços do Percurso Pedonal da Serra d'Ossa. (Foto: DR)
O novo Percurso Pedonal da Serra d'Ossa, às portas da vila alentejana do Redondo, soma um quilómetro e 700 metros de extensão ao longo de um vale, com passadiços em madeira, construídos pelos mesmos autores dos Passadiços do Paiva.

O novo Percurso Pedonal da Serra d’Ossa já está aberto ao público, inaugurado recentemente pela Câmara Municipal do Redondo, para promover a beleza natural e paisagística desta serra alentejana. Do caminho total, que soma cerca de quilómetro e 700 metros de extensão, consta um novo passadiço em madeira com cerca de 400 metros e 300 degraus, que serpenteiam a Serra d’Ossa entre a fauna e flora locais, junto a muros de pedras de xisto.

Às portas do Redondo, o percurso pedonal faz a ligação entre o centro histórico da Aldeia da Serra e a Ermida de Nossa Senhora do Monte da Virgem, passando pelo interior de um vale. No site oficial, a autarquia explica que o projeto “desenvolve-se na história e na beleza da serra, sendo um produto turístico que visa, sobretudo, atrair visitantes, revigorar as aldeias rurais do concelho e da região e dinamizar a economia local”. No dia de inauguração do Percurso Pedonal da Serra d’Ossa, o programa contou, por exemplo, com as atuações das Cantadeiras de Redondo e dos Tomba Lobos.

Os passadiços fazem parte do novo Percurso Pedonal da Serra d’Ossa. (Fotografias: DR)

Os passadiços que agora dão nova vida a esta serra alentejana foram feitos pela Carmo Wood, empresa nacional líder no segmento das madeiras e responsável, entre outras obras, pela construção dos famosos Passadiços do Paiva, situados na margem esquerda do rio que lhes dá nome, no concelho de Arouca. “Conseguimos, novamente, levar a cabo uma obra desafiante, mas que vai proporcionar aos turistas nacionais e estrangeiros viver e conhecer o melhor que esta região tem para oferecer”, explica Pedro Pereira, diretor de produção da Carmo Wood.

Os passadiços em madeira somam cerca de 400 metros de extensão.

O novo projeto liga, em formato de caminhada, a Aldeia da Serra e a Ermida do Monte Virgem, nos arredores da vila do Redondo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend