Porto e Lisboa: Os museus vão estar em festa este sábado

O programa de festas do Museu Calouste Gulbenkian começa às 10h00. (Fotografia: Natacha Cardoso/GI)
Entradas livres, espetáculos e horários alargados são algumas das iniciativas que assinalam o Dia Internacional dos Museus, no próximo sábado, 18 de maio. Conheça alguns programas especiais dos espaços museológicos do Porto e de Lisboa.

No sábado, 18 de maio, os museus do Porto e de Lisboa abrem as portas a quem os quiser conhecer melhor. Na capital, o Museu Calouste Gulbenkian convida a um programa de festas que começa às 10h00 com debates para miúdos e graúdos, visitas, novo circo, dança, conversas e jogos de tabuleiro. Todas as atividades são de entrada livre.


Arte de cozinhar: restaurantes de Lisboa junto a museus


Já o Museu Nacional de Arte Contemporânea oferece aos seus visitantes, entre as 18h00 e as 20h00 de sábado, uma sessão Drink & Draw na companhia dos vinhos Caminhos Cruzados, oriundos do Dão. A sessão, de duas horas, tem como objetivo «incentivar as pessoas a desenhar mais e a retomar a ligação lápis/papel, promovendo a arte».

Museu da Farmácia (Fotografia: Leonardo Negrão/GI)

Na cidade do Porto o programa de celebrações do Dia Internacional dos Museus – que neste ano tem como tema «Os museus como centros culturais: o futuro da tradição» – contempla mais de 30 espaços museológicos e 70 atividades, das quais oficinas, visitas orientadas, conferências e até peddy-papers indicadas para todas as idades. O dia arranca às 09h00 com visitas gratuitas à Sé Catedral, para um máximo de 100 participantes.


Descubra aqui 8 restaurantes perto de museus no Porto


À tarde o Museu da Farmácia desafia os visitantes a explorar o espaço e a descobrir algumas peças históricas com base em pistas. Quem visitar o Museu Militar do Porto entre as 17h00 e as 18h00 vai poder aprender a construir uma trincheira ou até treinar a precisão com uma sessão e tiro com arco. Já no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, a exposição retrospetiva do artista holandês M. C. Escher vai estar aberta ao público em horário alargado, até às 00h00, e o bilhete de entrada terá o custo especial de 5 euros por pessoa.

A encerrar as celebrações na cidade Invicta está um espetáculo de dança no Gabinete de História e Memórias da Escola Superior de Enfermagem do Porto. Algumas das atividades requerem inscrição prévia.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Leia também:

6 programas para aproveitar o fim de semana em Lisboa
Grande Porto: 6 ideias para aproveitar o fim de semana
Gaia: há uma nova exposição para ver na Bienal de Arte




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend