Oito livros que nos transportam para a natureza

Parque Nacional Penede-Gerês
Praia secreta da Parada do Outeiro, Montalegre, Parque Nacional da Peneda-Gerês. (Fotografia: Rui Oliveira/GI)
Romances, monografias, compilações de textos publicados em jornais. Uma seleção de livros para quem procura conhecer o Parque Nacional da Peneda-Gerês, um território singular, feito de Natureza exuberante e única que urge preservar, mas também das gentes que o habitam. Alguns destes livros estão fora do mercado, mas é sempre possível encontrá-los em alfarrabistas ou esperar pela sua reedição

# Gerez- Notas Etnográficas, Arqueológicas e Históricas
Tude de Sousa
C. M. de Terras de Bouro
Muito antes de toda esta extensa área geográfica ter obtido estatuto de proteção, Tude de Sousa legava aos vindouros os seus estudos sobre as práticas agrícolas e pastoris e outros aspetos etnográficos que atestam o carácter singular do viver daquelas gentes. Este e outros estudos de Tude de Sousa são fundamentais para os que pretendem conhecer melhor uma parte do território que não por acaso mereceu o estatuto até agora único de parque nacional.

 

# Conservação da Natureza do Parque Nacional da Peneda-Gerês
Miguel Dantas da Gama
FAPAS
Se há pessoa que conhece profundamente o Parque Nacional da Peneda-Gerês é Miguel Dantas da Gama. Há décadas que o percorre, observa as espécies que lá vivem, reflete sobre a o que devia ser a conservação do parque nacional. Pensamentos partilhados neste livro com todos aqueles que se interessam pela sua preservação.

 

# O Gerês: de Bouro a Barroso
Rosa Fernanda Moreira da Silva
Afrontamento
Ao longo deste álbum, a geógrafa aponta caminhos para o futuro desta área protegida que contrariem o despovoamento. A autora defende “um modelo de organização territorial que incentive a produção de produtos de qualidade, o termalismo de implantação secular, o turismo cultural e de natureza”. O livro, que será reeditado em junho, dá pistas para a discussão, numa altura em que o parque nacional celebra 50 anos.

 

# Parque Nacional da Peneda-Gerês
Jorge Nunes e Manuel Nunes
Alhena
Os autores propõem 20 passeios pela área do parque nacional que atravessa cinco municípios (Arcos de Valdevez, Melgaço, Montalegre, Ponte da Barca e Terras de Bouro). As propostas incluem trilhos que atravessam aldeias, pastos, lagoas e cascatas, onde poderá a qualquer momento cruzar-se com um dos muitos cavalos selvagens que ali habitam.

 

# Pitões das Júnias
Aurelino Costa e Anxo Pastor
Blue Book
Uma homenagem à vida de Pitões, uma aldeia do Gerês, através de curtíssimos poemas, afinal apenas um poema, de Aurelino Costa, com belas ilustrações do galego e também poeta Anxo Pastor. Nas páginas deste livro não é difícil encontrar os sons e os cheiros de uma aldeia com os seus pastos, gado e as cores da urze, e sentir, ao virar da página, a mudança das estações do ano.

 

# Memórias Geresianas
Agostinho Moura
Jornal Geresão
É uma compilação de textos publicados no “Geresão”, jornal regional do qual Agostinho Moura foi fundador e dirigiu durante mais de três décadas. Ao ler este livro, ficamos a conhecer melhor os símbolos do Gerês, como os serviços florestais, as águas termais, os hotéis (alguns já desaparecidos), mas também as pessoas, sem nunca esquecer as mais humildes.

 

# Vilarinho da Furna Uma Aldeia comunitária
Jorge Dias
Imprensa Nacional Casa da Moeda
Em 1971, as águas da albufeira submergiram a aldeia de Vilarinho da Furna. Debaixo de água ficaram as casas, os currais, as vinhas e os campos de cultivo. Mais que isso: ficou submerso um modo de vida comunitário. É essa experiência que Jorge Dias nos deixa neste livro, infelizmente esgotado. Vale a pena procurá-lo em alfarrabistas e encontrar nas suas páginas um pouco da vida de um país esquecido.

 

# Diário de Link
Francisco Duarte Mangas
Teorema
É uma história de amor entre uma aldeã e um guerrilheiro fugido da Guerra Civil de Espanha, num tempo em que Vilarinho, aldeia entretanto submersa pelas águas da barragem, vivia tempos de comunitarismo. Primeiro livro do autor, galardoado com o prémio Carlos de Oliveira, está atualmente esgotado, encontrando-se prevista para breve a sua reedição.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend