O neerlandês Joep Ingen Housz encontrou refúgio em Paredes de Coura

Joep Ingen Housz deixou a carreira de engenheiro na áreas das tecnologias de informação para se dedicar à Quinta das Águias, um projeto multifacetado, assente no respeito por todas as formas de vida. (Fotografia de Rui Manuel Fonseca/Global Imagens)
Joep Ingen Housz, nascido nos Países Baixos, correu Mundo por conta do trabalho, mas foi em Portugal que decidiu criar raízes, com a mulher. Juntos, fundaram a Quinta das Águias.

Houve um tempo em que Joep Ingen Housz vivia absorvido pela carreira de engenheiro na área das tecnologias da informação, que lhe rendia posses, estatuto, viagens pelo Mundo. Até ter percebido que a felicidade não passava por aí. Ele, que nasceu em Eindhoven, nos Países Baixos, há 74 anos, decidiu então estabelecer-se em França, onde tinha uma casa de férias, para redefinir o seu caminho. Assim foi: lá, descobriu a filosofia budista e conheceu Ivone, portuguesa que viria a tornar-se na sua companheira de vida. Passaram quase 20 anos desde esse encontro, que trouxe Joep para Portugal – de onde já não arreda pé.

No início, o casal morou no Porto, mas sentiu necessidade de viver em proximidade e harmonia com a natureza, o que o levou a recuperar uma antiga quinta deixada ao abandono e povoada de carvalhos centenários, em Paredes de Coura. Estavam lançadas as bases da Quinta das Águias, um projeto multifacetado, assente no respeito por todas as formas de vida.

Joep Ingen Housz e Ivone viveram no Porto, até se estabelecerem em Paredes de Coura. (Fotografia de Rui Manuel Fonseca/Global Imagens)

A Quinta das Águias é um projeto multifacetado, assente no respeito por todas as formas de vida. (Fotografia de Rui Manuel Fonseca/Global Imagens)

“O que começou como um refúgio para nós os dois evoluiu, ao longo dos anos, para um santuário animal, um santuário de biodiversidade com plantas e pequenos animais ameaçados de extinção e uma quinta para cultivar ervas e vegetais de forma orgânica”, resume Joep. Hoje, a Quinta das Águias é também uma organização sem fins lucrativos, um projeto educativo focado na sustentabilidade e um destino de lazer, já que velhas construções deram lugar a unidades de alojamento.

Os hóspedes podem ficar na Casa do Pavão, um loft, ou na Casa de Hóspedes, um T3 cedido por inteiro ou quarto a quarto. Por marcação, têm ainda acesso a refeições 100% vegetarianas preparadas por Joep. Muitas das suas receitas constam do livro “Semear o futuro” – mais um fruto da longa parceria com Ivone.

Três locais preferidos de Joep em Portugal:

Praias de Odemira

“Em Odemira, ainda conseguimos encontrar praias tranquilas, sem massas turísticas. Adoro nadar no oceano e fazer longas caminhadas com a Ivone.”

Em Carne Viva, Porto

“É um dos meus restaurantes favoritos, um verdadeiro restaurante vegano gourmet, para refeições requintadas.”

Serra d’Arga

“Sinto-me pequeno lá, impressionado com a natureza. Percebo que sou uma pequena parte dela.”

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend