O fiel amigo é rei durante 5 dias: o Festival do Bacalhau volta a Ílhavo

O Festival do Bacalhau volta a Ílhavo durante cinco dias, com entrada gratuita. Nesta 12.ª edição do festival, o fiel amigo é rei e senhor, com degustações, provas, concursos e showcookings.

Ao longo de todo o ano, é presença habitual à mesa, de norte a sul do país, mas entre 7 e 11 de agosto, durante cinco dias, o fiel amigo será o incontestável protagonista da agenda de Ílhado, com o regresso do Festival do Bacalhau ao Jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré. Na sua 12,ª edição, esta que é uma das mais conhecidas iniciativas gastronómicas nacionais recebe, pela primeira vez, a certificação de higiene e segurança alimentar, informou a Câmara de Ílhavo, a responsável pelo evento anual.

«Queremos que este festival seja de qualidade e quando estamos a defender um produto que é conhecido de todos os portugueses, o nosso esforço vai no sentido de a confeção e a oferta ter uma qualidade superior», disse o presidente da Câmara de Ílhavo, Fernando Caçoilo, citado pela agência Lusa. A autarquia, de resto, espera receber 150 mil pessoas durante os cinco dias do evento.

O programa inclui ‘showcookings’, degustações, concursos, oficinas, mostra de artesanato, circo e teatro de rua, atividades desportivas, concertos ou as célebres Corrida Mais Louca da Ria e Volta ao Cais em Pasteleira. Na edição do ano passado, foram servidas cerca de 22 mil refeições, tendo sido consumidas 12 toneladas de bacalhau e derivados.

O evento, organizado em conjunto com a Confraria Gastronómica do Bacalhau, representa um investimento de 300 mil euros da autarquia. A entrada é gratuita, mas Fernando Caçoilo admite que no futuro poderá «haver necessidade de um evento destes ser mais autossustentável». A organização do Festival, de resto, destacou ainda a preocupação ecológica na logística do evento, anunciando a distribuição de copos e toalhetes reutilizáveis, estando proibido o uso de descartáveis de plástico.

Na edição deste ano, destaque para os concertos do Palco Mar: Expensive Soul (7 de agosto), GNR (8 de agosto), Raquel Tavares (9 de agosto), Dino de D’Santiago com a Orquestra Filarmónica Gafanhense (10 de agosto) e Paião (11 de agosto). Também este ano, o festival irá contar com um terminal multibanco e um novo parque de estacionamento para 600 lugares, localizado entre o Ecomare e o Jardim Oudinot.

 

Leia também:

Lisboa: bacalhau para lá do óbvio, na Bacalhoaria Moderna, de Ana Moura
Bacalhau, vieiras, trufas e vinho do porto neste novo menu de sushi
Ponte de Lima: este fim de semana é dedicado ao bacalhau




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend