O Crime do Padre Amaro salta do ecrã para as ruas de Leiria, com visitas guiadas

José Condessa e Bárbara Branco são os atores protagonistas da história. (Fotografia: DR)
A rota do Crime do Padre Amaro vai ser recriada em cinco visitas guiadas pelas ruas do centro histórico de Leiria, cidade que é palco da ação da obra de Eça de Queiroz. A iniciativa é da autarquia, em diálogo com a série que estreou na RTP1.

20A estreia da nova série “O Crime do Padre Amaro” prendeu quase 300 mil espetadores ao ecrã da RTP1, no dia 16 de janeiro, e nesse embalo, a Câmara Municipal de Leiria – cidade onde a história de Eça de Queiroz se desenrola – decidiu criar uma rota do Crime do Padre Amaro. Trata-se de cinco visitas guiadas, em várias datas, que pretendem reconstituir “os mesmos passos dos personagens desta obra de um dos maiores vultos da literatura nacional”, diz o município.

Enquanto cada um dos seis episódios da série tem uma duração aproximada de 45 minutos, as visitas guiadas levarão uma hora e meia e serão conduzidas pelo ator e escritor Fernando José Rodrigues, vestido à época, e O Gato – Palavras de Sobra – Associação de Artes. O percurso dramatizado percorrerá seis pontos na zona histórica de Leiria: a Praça Rodrigues Lobo, a Igreja da Misericórdia/Casa do Arco, a Travessa da Tipografia, o Largo da Sé, a Torre Sineira e o Miradouro (onde termina).

 

As visitas – com inscrições limitadas a 30 pessoas/visita – vão decorrer dias 29 de janeiro e 5, 12, 19 e 26 de fevereiro, com ponto de encontro na Praça Rodrigues Lobo às 11h. Citado em comunicado, o presidente da Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes, considera que “esta é uma excelente oportunidade para visitar Leiria e descobrir alguns recantos da cidade, ao mesmo tempo que pode percorrer os mesmos passos dos personagens” de “O Crime do Padre Amaro”.

A nova série da RTP1 é baseada numa adaptação para televisão da obra homónima do escritor Eça de Queiroz, nome grande da literatura nacional que se inspirou em Leiria para escrever uma das suas principais obras. É protagonizada por Bárbara Branco e José Condessa e foi orçamentada em 1,2 milhões de euros, tendo recebido um apoio financeiro do município de Leiria de cerca de 200 mil euros, numa lógica de divulgação da cidade.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend