O centro do país vai ter “a maior ecopista da Península Ibérica”

A Ecopista do Dão em Viseu vai integrar este projeto vocacionado para o turismo sobre duas rodas. (Fotografia de Fernando Marques).
Quando estiverem concluídas, as ecopistas de Vouzela, Vouga e Dão deverão formar “a maior ecopista da Península Ibérica”.

Aquela que se anuncia como a futura “maior ecopista da Península Ibérica” está a nascer na região centro do país, e em Vouzela conheceu mais um importante contributo. No final de julho, este concelho inaugurou sete quilómetros de trilhos, fruto de um investimento financiado em parte pelo Turismo de Portugal.

Este troço vai ter ligação ao projeto intermunicipal da ecopista do Vouga, que ligará Sernada a Viseu ao longo de 65 quilómetros de extensão – para já tem apenas 11 quilómetros construídos. Quando este troço for ligado, por sua vez, ao da ecopista do Dão (49 quilómetros entre Santa Comba Dão e Viseu), o centro do país terá “a maior ecopista da Península Ibérica.

Com a nova ecopista, construída em cima da antiga linha ferroviária do Vale do Vouga, os praticantes de BTT e pedestrianismo poderão usufruir da beleza natural da Serra do Caramulo, contemplar o rio Vouga e pedalar nas antigas linhas férreas que foram convertidas para esta finalidade desportiva e de lazer. Vouzela passa assim a integrar os 435 percursos deste género no país.

Segundo comunicado da câmara municipal de Vouzela, este projeto ajuda a “consolidar o território enquanto destino de turismo natureza, alinhado com uma variada oferta de trilhos de BTT, trail, percursos pedestres e a Subida Épica entre o centro histórico da cidade e Adsamo, cujo cenário é um atrativo para os praticantes”.

O BTT e o cicloturismo têm motivado, aliás, variados investimentos privados em estruturas turísticas como um alojamento especializado e uma loja, a que se junta também a loja de artesanato Saudades do Centro, que vende alforges de bicicleta feitos em burel. “Um produto bastante diferenciado, associado a esta região”.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend