Nuno Bergonse recria A Última Ceia e mostra tudo no Canal História

Nuno Bergonse recria A Última Ceia e mostra tudo no Canal História
Como seria a última refeição de Jesus e seus apóstolos para Nuno Bergonse? A convite do Canal História, o chef mostra o processo criativo no programa que é transmitido a 3 de abril, pelas 22h10.

Ovo dourado com lentilhas e queijo de cabra, cordeiro com tâmaras e tubérculos e um pudim de pão e passas com amêndoas e gelado de cardamomo: seria esta a refeição que Nuno Bergonse confecionaria para Jesus e seus apóstolos. O chef e jurado de Masterchef Portugal é o autor de 2020 d’A Última Ceia, a convite do Canal História, seguindo uma tradição de oito anos e os passos de Henrique Sá Pessoa, Rui Paula ou Kiko Martins. O Canal História mostra todo o processo criativo a 3 de abril, pelas 22h10. Até lá, o chef levanta a ponta do véu.

 

Há oito anos que A Última Ceia é recriada por chefs portugueses para o Canal História. Como reagiu ao desafio de o fazer em 2020?
Reagi com muita satisfação e alegria. Sendo o Canal História uma referência internacional, confesso que fiquei com um frio na barriga. Ao mesmo tempo, fiquei curioso com o desafio e toda a ideia conceptual, porque me obrigou a fazer um trabalho de pesquisa muito grande e a refletir sobre uma série de questões.

 

Qual foi a principal inspiração, transversal à criação destes menu de três propostas?
O primeiro exercício foi saber, objetivamente, o que se comia naquela altura. O que está nos livros, muitas vezes, é vago e incerto com a realidade. O que me obrigou a pesquisar ainda mais e fazer uma leitura contextual mais aberta. No caso da entrada, decidi utilizar um ovo para simbolizar o nascimento e uma nova vida. O lado religioso e espiritual foram as fontes de inspiração mais fortes que encontrei. Quanto ao prato de carne, utilizei o cordeiro, a proteína animal mais consumida nessa altura. Como acompanhamento, decidi utilizar as tâmaras pela sua doçura e por acreditar, que A Última Ceia tenha sido, de certa forma, um momento agridoce. Para terminar, inspirei-me na famosa frase “o pão nosso de cada dia”. Preparei um pudim de pão e passas com telha de amêndoas e gelado de cardamomo. O pão era a principal base de alimentação e trabalhá-lo, em forma de sobremesa, foi uma forma de terminar com algo tão simples e tão bom.

 

Qual destes 3 pratos prefere?
A entrada do ovo dourado com lentilhas e queijo de cabra. O ovo sempre foi um dos meus ingredientes preferidos. Este é cozinhado a baixa temperatura, coberto com uma gelatina de caldo de galinha e ouro comestível em pó. O que o acompanha são lentilhas, em forma de puré, e com pipocas de lentilhas. São hidratadas durante 12 horas e posteriormente secas, fritas em azeite e temperadas. À volta do ovo estão pedaços de queijo de cabra curado. Um produto de época, que em contraste com as lentilhas e o ovo, casam na perfeição.

O ovo dourado com lentilhas e queijo de cabra. (Fotografias: Nines Minguez)

O cordeiro com tâmaras e tubérculos.

Se fosse uma edição normal, este menu poderia ser provado no É Um Restaurante, em Lisboa, cuja cozinha o Nuno lidera…
Perante a situação que todos estamos a viver sobre o coronavírus, o É Um Restaurante está encerrado nas datas da Páscoa. De qualquer forma, o Canal História irá disponibilizar as receitas no seu site. A humanidade vive um momento preocupante, mas certamente esta história terá um final feliz.

O pudim de pão e passas com amêndoas e gelado de cardamomo.

O É Um Restaurante foi um projeto muito aplaudido quando abriu, por empregar e ajudar à reinserção social de ex-sem abrigo. Que balanço faz deste quase meio ano de portas abertas?
Muito positivo. É um projeto que me deixa orgulhoso, por saber que estamos, objetivamente, a mudar a vida de muitas pessoas. Apesar de todas as dificuldades que temos enfrentado, em arrancar com uma ideia inovadora e ambiciosa, estamos muito felizes com os resultados alcançados. A Associação Crescer tem uma equipa de profissionais fantástica e uma força de trabalho muito eficaz.

Veja tudo na TV
Dia 2 de abril, pelas 22h10, o Canal História estreia a edição de 2020 de “A Última Ceia”, um documentário sobre o processo de criação de Nuno Bergonse. O programa repete até à Páscoa, a 12 de abril.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend