Estes namorados, de Santa Maria da Feira, já passavam o tempo livre a explorar rios, lagoas e cascatas, até porque são praticantes de canyoning. E, no início de 2019, lançaram a si mesmos um desafio: correr 50 cascatas portuguesas num ano e dar a conhecê-las, e às suas coordenadas, no Instagram. A meta foi atingida, como se verifica na página Pé n’água, que reúne imagens dos dois perante cascatas situadas, maioritariamente, em Arouca e no Parque Nacional da Peneda-Gerês.
A missão foi sendo realizada aos fins de semana e nas férias – ela é personal trainer, ele trabalha numa fábrica de robótica. Umas cascatas já conheciam, de outras foram à procura, e estavam tão escondidas que nem têm um nome específico. “Sabíamos mais ou menos onde seriam as zonas dos rios com altitude e fomos fazendo trilhos”, alguns deles “complicados”, conta Ana Carolina. Mas compensou: “Descobrimos muitos sítios incríveis”. Só os dois, com uma câmara GoPro e um tripé.
De fora ficou, para já, o sul do país, mas o casal pretende dar continuidade ao projeto, agora sem um número definido de cascatas a visitar. Até porque lhe falta ir às célebres Fisgas do Ermelo, no norte, e a pelo menos dois pontos no Algarve. O objetivo é divulgar esses sítios, mas com consciência, sempre em respeito pela natureza, sublinha Ana Carolina, concluindo: “Não fazia sentido guardá-los só para nós”.