Novos passadiços de Monção nasceram de um poema e estão junto ao rio

Novos passadiços de Monção têm nome de poeta e estão junto ao rio
Os passadiços de Monção. (Foto: CM Monção)
Os novos passadiços de Monção, que chegam a tempo de celebrar a primavera, ligam a zona histórica da vila minhota às margens do rio Minho. O percurso é uma homenagem a um poeta e faz parte da requalificação do Parque das Caldas.

O Alto Minho celebra a chegada da primavera com novos passadiços em madeira, mesmo a tempo de passeios ribeirinhos em dias mais longos e soalheiros. “A Galiza Mail’o Minho” é o nome do novo percurso pedonal de Monção, que une o centro histórico da vila às margens do rio Minho, e que já se encontra disponível para caminhadas. A iniciativa da autarquia vem fortalecer a componente turística do já existente Parque das Caldas, e faz parte do plano de requalificação deste pulmão verde monçanense, zona que possui parque de estacionamento, parque de merendas e parque infantil, entre outros espaços.

No seu site oficial, a câmara adianta que ao longo do percurso existem lugares de descanso e contemplação da paisagem fluvial e monumental, com vista para as muralhas de Monção, considerado Monumento Nacional desde 1910. A autarquia acrescenta que a entrada para os novos passadiços se faz junto às escadas do Arado, na Avenida General Humberto Delgado, e que a ecovia se prolonga até ao posto aquícola em Troviscoso, onde se poderão observar as pesqueiras, as construções em pedra junto ao rio Minho.

Os passadiços de Monção reforçam a oferta do Parque das Caldas. (Fotos: CM Monção)

O nome de batismo dos passadiços, de resto, é uma homenagem clara a João Verde, poeta de Monção e um dos nomes fortes da literatura nesta região. “Vendo-os assim tão pertinho, a Galiza mail’ o Minho, são como dois namorados que o rio traz separados quasi desde o nascimento”, lê-se num dos poemas de Verde.

O percurso pedonal faz a ligação entre o centro histórico e as margens do rio Minho.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend