Novo trilho pedestre de Gouveia passa por moinhos e um miradouro

Novo trilho pedestre da Guarda passa por moinhos e miradouro com vista-rio
Rota Ambiental do Vale de Cadela, em Gouveia.
Ao longo de 13 quilómetros, a nova Rota Ambiental do Vale de Cadela, inaugurada este domingo em Gouveia, quer dar a conhecer a "rica biodiversidade local", junto a bosques, moinhos, miradouro e parque ecológico.

Uma nova rota ambiental com 13 quilómetros de extensão foi inaugurada este domingo no município de Gouveia, no distrito da Guarda, para assinalar o Dia Mundial da Árvore. O percurso pedestre PR5 – Rota Ambiental do Vale de Cadela, com um traçado circular, vem permitir que os praticantes do pedestrianismo possam “partir à descoberta da rica biodiversidade local”, explica a autarquia.

Com início no Bosque do Curral do Negro, o percurso é acompanhado por uma série de painéis informativos que permitem uma breve interpretação da biodiversidade local em quatro momentos. Após a Tapada de Sta. Cruz, o percurso dirige-se à Mata da Câmara, até à entrada no perímetro urbano da cidade. Até lá, vislumbram-se as ruínas de antigos moinhos de rodízio e a Casa da Luz, relembrando o importante papel deste vale no desenvolvimento de Gouveia, associado à produção de farinha, mas também à produção de energia que alimentavam a indústria têxtil local, uma das mais importantes do país na segunda metade do século XIX e primeira do século XX.

O novo trilho pedestre tem vistas panorâmicas sobre a Beira Alta. (Fotos: CM Gouveia)

Segue-se depois até à Mata da Cerca dos Marqueses até à Burrachota, onde estão instalados o Parque Ecológico de Gouveia e o Centro de Ecologia, da Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens, que merecem a visita demorada, antes de iniciar a técnica subida de regresso ao Curral do Negro. Já próximo do topo, um miradouro permite recuperar o fôlego.

A Rota Ambiental do Vale de Cadela pode ser percorrida em grupo ou individualmente. As informações sobre o trilho, a dificuldade, a distância, altimetria e dados turísticos vão estar disponíveis em breve no site do município de Gouveia.

A rota ambiental foi inaugurada este domingo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend