Novo parque e ponte pedonal vão unir o Alto Minho e a Galiza

Novo parque e ponte pedonal vão unir o Alto Minho e a Galiza
(Foto: Eurocidade Cerveira-Tomiño)
Uma ponte pedonal e ciclável sobre o rio Minho vai ligar os concelhos de Vila Nova de Cerveira e Tomiño. O Parque da Amizade, pulmão verde que junta o Alto Minho à Galiza, terá 25 hectares.

Chama-se Parque da Amizade e prepara-se para ser um dos maiores parques de lazer transfronteiriços da Europa, ligando Vila Nova de Cerveira e Tomiño com uma ponte pedonal e ciclável sobre o rio Minho. O novo pulmão verde, que somará 25 hectares, vai ocupar o espaço do Parque de Lazer do Castelinho, em Vila Nova de Cerveira e o Espaço Fortaleza de Goián, em Tomiño, incluindo uma expansão prevista no espaço verde português.

A responsabilidade do projeto está a cargo da Eurocidade Cerveira-Tomiño, que fala neste novo parque como um espaço “de alto valor natural, turístico e social, e com a perspetiva de uma ligação à rede de caminhos verdes transfronteiriços”.

“A visão de futuro é a de dar corpo a um espaço verdadeiramente europeu, sem fronteiras, físicas ou psicológicas, de respeito pela diferença, pela liberdade e pelo ambiente, onde se estabelecem relações humanas de socialização, lazer, desporto, conhecimento da memória ambiental e cultural do rio, num ambiente de equilíbrio entre o homem e a natureza”, lê-se ainda tanto no site da Eurocidade como no da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira.

Sobre a ponte que vai ligar o Alto Minho à Galiza, sabe-se que terá um comprimento menor do que 300 metros sobre o rio Minho, numa travessia que poderá ser feita a pé ou sob duas rodas. A empresa Burgo y Garrido foi a selecionada, entre as 24 propostas submetidas a concurso, para ter a nova ponte a seu cargo. O anteprojeto já se encontra em fase de validação.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend