Novo livro reúne 170 receitas de doces da avó Bertha

O novo livro de receitas.
Nuno Alves Caetano, neto da autora-fundadora d´O Livro de Pantagruel, reuniu 170 receitas que ficaram de fora daquela “bíblia” da culinária num livro prestes a chegar.

O Livro de Pantagruel, que é editado desde 1946 e teve até hoje 80 edições, marca presença na estante de muitas casas portuguesas. Desde a 49ª edição que as três mil receitas compiladas por Bertha Rosa-Limpo são as mesmas. À autora-fundadora dessa “bíblia” de receitas culinárias portuguesas sucederam os filhos – Maria Manuela Rosa-Limpo Caetano e Jorge Brum do Canto – e, a partir da 68ª edição, também o neto Nuno Alves Caetano.

É ele o autor de mais um livro do universo culinário da avó – “As doces receitas da minha avó Bertha Rosa-Limpo” (Casa das Letras) -, que chegará às livrarias na próxima semana. Nesta obra, reúne 170 receitas seleccionadas pela avó para um dia virem a constar n´O Livro de Pantagruel, mas que nunca chegaram a nele entrar, por razões de paginação.

Bertha Rosa-Limpo, autora d’O Livro de Pantagruel.

O Livro de Pantagruel, editado desde 1946, teve 80 edições.

Entre elas, encontram-se muitos bolos e bolachas, pães e pudins, tartes e queques e algumas receitas especiais como algodão doce, amores de Azeitão, cavaquinhas, charlotte de chocolate, broinhas de ovos, esses de amêndoa de massa cozida. Há receitas com nomes que evocam os livros de receitas de famílias, como o “bolo sem nome”, os pastéis de nata à moda da Bertha ou a “sobremesa de Natal”, cuja receita encontra nesta página.

Nuno Alves Caetano assinala que este livro nasceu da sua “costela gulosa”, de forma a partilhar com o público estas 170 receitas, em tributo à sua avó Bertha. E também como uma espécie de capítulo extra do Livro de Pantagruel, que poderá incorporá-las numa reformulação futura.

Nuno Alves Caetano vai reunir em livro 170 receitas de doces da avó.

O livro, com um design delicado e algo vintage, tem ilustrações em vez de fotografias, numa espécie de contra-corrente à cultura de grande produção fotográfica de comida dos dias de hoje. E essa linguagem gráfica convida a saboreá-lo sem a pressão de fazer tal e qual, apenas pelo gosto de cozinhar.

As Doces Receitas da Minha Avó Bertha Rosa-Limpo
de Nuno Alves Caetano
Casa das Letras
226 páginas
PVP: 18,90 euros




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend