Novo Guia de Percursos Pedestres do Algarve apresenta mais de 50 sugestões

Rocha da Pena, Loulé. (Fotografia: DR)
Dezenas de percursos de pequena e grande rota, pelas várias áreas do Algarve, distribuem-se por 240 páginas.

Os amigos das caminhadas têm novos motivos para pôr os pés ao caminho – o Turismo do Algarve acaba de editar uma nova publicação do “Guia de Percursos Pedestres do Algarve”. As sugestão são muitas e para todos os gostos, “seja a desbravar caminhos de terra ou por troços empedrados ou em passadiços de madeira, onde se pode ser surpreendido por um coelho-bravo, encontrar um sapal ou um antigo moinho (…)”, lê-se na nota informativa enviada às redações.

O atual guia apresenta mais 14 percursos do que a edição anterior, contabilizando-se agora um total de 51 percursos, sendo 47 de pequena rota, ou seja, com menos de 30 quilómetros, e quatro de grande rota, com mais 30 quilómetros. Para facilitar a procura, pelas 240 páginas, as pequenas rotas estão organizadas de acordo com cinco grandes áreas: Costa Vicentina, Litoral Sul, Barrocal, Serra e Guadiana. As quatro grandes rotas surgem no fim, com resumos da Via Algarviana, Rota Vicentina, Grande Rota do Guadiana e Percurso Descoberta. Cada percurso é acompanhado de imagens ilustrativas, mapas indicativos e informações úteis, como a distância total a percorrer, a duração média e as características, e a época aconselhada para fazer e o vestuário e o equipamento sugeridos.

Segundo João Fernandes, presidente da Região do Turismo do Algarve, a aposta em promover o Turismo de Natureza “tem sido promotora de uma atividade turística cada vez mais sustentável. No atual contexto, as atividades ao ar livre, praticadas individualmente ou em pequenos grupos, que decorrem em espaços naturais e que percorrem territórios de baixa densidade, são também uma alternativa que atende às necessidades e preocupações de muitos turistas”

O “Guia de Percursos Pedestres do Algarve” foi editado no âmbito da candidatura Algarve Natural – Promoção e Valorização do Património Natural do Algarve, projeto cofinanciado pelo CRESC Algarve 2020 – Programa Operacional Regional do Algarve, e pode ser descarregado gratuitamente no canal «Multimédia» do site visitalgarve.pt.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend