Os baloiços panorâmicos são uma das maiores e mais claras tendências paisagísticas dos últimos tempos. De norte a sul, com vistas para a serra, o mar ou as margens do rio, são vários os exemplos recentes, como noticiámos, só nas últimas semanas, na Serra da Estrela, na Nazaré, em Penafiel, na Guarda ou em Vieira do Minho, entre outros.
O distrito de Aveiro acaba de ganhar mais um, construído a quatro mãos, por um pai e filho. Trata-se do baloiço de Vilar e fica no topo de uma serra, com vista desafogada para esta aldeia, situada em Cepelos, concelho de Vale de Cambra. Aveiro e a sua ria também se conseguem avistar no horizonte e, em dias de céu limpo, chega a ser possível ver-se o Porto. A nova atração é de acesso livre e gratuito e fica situada junto à Poça dos Cravos e à Cadeira do Rei, duas formações naturais encontradas em rochas e conhecidas na região.
“Queremos colocar Vilar e Vale de Cambra no mapa dos baloiços panorâmicos, dar a conhecer a natureza e beleza da zona”, explica Pedro Tavares, que construiu o baloiço em conjunto com o pai, Óscar, natural de Vilar. A ideia surgiu depois de pai e filho terem dado um passeio perto de um baloiço panorâmico e de Óscar ter explicado que tinha herdado um bom terreno para fazer algo semelhante. Daí ao resultado final, levou um a dois meses.
“Nunca lá tinha ido. Quando fui conhecer o lugar, disse-lhe: ‘Tens aqui um tesouro'”, revela Pedro. “Lá em cima, só existem árvores e natureza. Só se ouve o vento e consegues mesmo respirar”, acrescenta. E daí ter batizado a presença do baloiço na Web como Respirar Vilar. Para ficar a par das novidades sobre este baloiço, basta seguir as redes sociais do mesmo, quer no Instagram, quer na página oficial do Facebook.