Publicidade Continue a leitura a seguir

Nova marina que liga Lisboa e Oeiras terá hotel, restaurantes e empresas

Passeio marítimo entre Algés e Caxias

Publicidade Continue a leitura a seguir

A zona ribeirinha situada entre Pedrouços, em Lisboa, e Cruz Quebrada, Oeiras, vai ser requalificada até 2030, num investimento total de 300 milhões de euros, maioritariamente privado, anunciou o Governo.

O projeto está dividido em três fases de implementação. Na primeira, até 2022, será investido um total de 118 milhões de euros na Marina de Pedrouços, junto a Algés, num espaço que contará com restaurantes, instalação de empresas, um Ocean Lab, espaços verdes, uma ciclovia que ligará o Parque das Nações a Oeiras e ainda residências temporárias para investigadores. Além disso, serão criados, também, salas de reuniões, zona de exposições, uma zona embrião de startups e a reabilitação da Doca de Pedrouços e dos armazéns da Docapesca.

A segunda fase da renovação desta zona à beira-Tejo conta com um investimento de 152 milhões de euros e prevê a construção de um hotel, de um espaço empresarial e de centros de investigação, na Marina do Jamor. A terceira e última fase, a decorrer entre 2026 e 2030, irá focar-se em terrapleno, arranjos exteriores e acessibilidades.

A reabilitação desta zona, que abrange um total de 64 hectares de área de intervenção, pretende posicionar Portugal «num espaço de referência no contexto internacional nos domínios das ciências marítimas e marinhas e à economia azul», realçou a ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, que falava na cerimónia de apresentação do ‘Campus do Mar’, que nascerá na frente ribeirinha entre Pedrouços e a Cruz Quebrada.

De acordo com o Governo, o designado Ocean Campus, ou Campus do Mar, visa criar um campus de Investigação, Desenvolvimento e Inovação (ID&I) internacional de atividades ligadas ao mar, bem como «agregar, sob a temática do mar, vários organismos, serviços e instituições públicas, polos universitários, laboratórios de investigação, unidades âncora para desenvolvimento de novos modelos de relacionamento».

Durante a apresentação do projeto, Isaltino Morais, presidente da Câmara Municipal de Oeiras, também anunciou a requalificação das praias de Algés e da Cruz Quebrada, esperando que venham a ter Bandeira Azul, no futuro.

Por seu turno, o presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, considerou que este é «um projeto de profunda ligação da terra com o mar, de devolução às pessoas de um espaço que hoje se encontra fechado”, já que contempla “amplas zonas de fruição pública».

 

Leia também:

No novo italiano de Lisboa, os sabores ficam na Memória
Lisboa: a cerveja Musa chegou à Bica acompanhada de petiscos
Há novas pizas em Lisboa feitas com trigo português resgatado da extinção