No novo Atelier 13, em Coimbra, há escultura e cerâmica para todos

No novo Atelier 13, em Coimbra, há escultura e cerâmica para todos
Laurens de Geest, no seu Atelier 13. (Foto: Maria João Gala/GI)
Um escultor belga seguiu as pisadas de membros da família e mudou-se para Portugal. Abriu o Atelier 13 na Baixa da cidade dos estudantes, um espaço de trabalho onde vende as suas peças e dá aulas - tanto a crianças como a adultos.

É um atelier de escultura e cerâmica que também funciona como loja de arte e espaço de formação, aquele que Laurens de Geest criou, em 2019, em Coimbra. O escultor belga, de 34 anos, viveu em diferentes países até se mudar para Portugal, onde pais e irmã já vinham desbravando terreno (esta última tem um alojamento local no concelho de Vila Nova de Poiares, a Casa nas Serras). Numa antiga loja da Baixa, Laurens abriu então o Atelier 13, assim batizado, não por coincidir com o número da porta, mas por ser o dia do seu aniversário.

Aquele lugar voltado para a criatividade, com um grande móvel de mercearia e caixas de fruta a servir de prateleiras, acaba por ser uma montra do trabalho de Laurens. Ele, que começou a esculpir há cerca de uma década, tem ali à venda esculturas suas, em argila e gesso, algumas inspiradas na natureza. E ainda peças mais pequenas, ornamentais ou utilitárias – desde decorações de Natal em forma de estrela ou coração, que podem igualmente ser usadas como pendentes de colares, até uma espécie de guarda-jóias que faz lembrar degraus em miniatura. Outros artigos, como andorinhas, sardinhas, azulejos, tigelas ou copos de café, o artista limita-se a colorir.

Laurens de Geest é o proprietário do Atelier 13, na Baixa de Coimbra. (Fotografias: Maria João Gala/GI)

Na loja vendem-se peças de escultura e cerâmica criadas pelo próprio dono.

Certo é que, no Atelier 13, qualquer pessoa pode pôr as mãos no barro. Por isso está equipado com mesas onde os alunos executam os seus trabalhos, levados ao forno depois de pintados. Há aulas e workshops que abordam diferentes técnicas, para pessoas de todas as idades, mesmo sem experiência. O curso de iniciação, que inclui duas aulas de três horas, custa 20 euros (existe uma versão para crianças dos 6 aos 12 anos, no valor de 15 euros). Há vales para quem quiser oferecer um curso de iniciação, no valor de 20 euros, com validade de seis meses. Inclui dois quilos de barro, materiais e forno. Depois há o atelier aberto, a troco de 3 euros por hora. Seja qual for a escolha, os materiais estão incluídos.

O Atelier 13 também tem uma vertente didática e funciona como oficina.

As aulas e workshops estão destinadas a todos, dos adultos às crianças.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend