No Float In, uma flutuação na água equivale a seis horas de sono profundo

As sessões de flutuação acontecem dentro de uma cápsula. (Fotografia: DR)
Uma sessão de flutuação equivale a dormir quase seis horas e proporciona outros inúmeros benefícios para o corpo e mente, defende a Float In, que diz ser a única rede de spas com esta oferta no país.

Uma cápsula maior que um corpo humano e água com 300 quilos de sal, a uma temperatura próxima dos 34 graus. É neste ambiente que acontecem as sessões de flutuação da Float In. Esta rede de spas, fundada há 13 anos, tem moradas em Picoas, Rato e Belém (Lisboa), e segundo a responsável Paula Santos é a única no país com este tipo de oferta. A flutuação é o que a distingue dos demais espaços de bem-estar, mas também há um menu de massagens e tratamentos adicionais.

Preenchida a ficha de cliente, os sapatos são substituídos por chinelos turcos e deixados num cesto, antes da passagem para a zona de bem-estar. Existem duas salas equipadas com flutuários, ou cápsulas, cuja tampa faz lembrar uma concha. É no interior dela que, após um duche, a pessoa se deita como se estivesse a entrar numa banheira de hidromassagem. Paula recomenda fazê-lo sem qualquer peça de roupa para que a experiência seja completa, mas a decisão cabe a cada cliente.

Os benefícios da flutuação são elencados logo de seguida: uma hora equivale a quatro/seis horas de sono e atenua o “jet lag”; reduz o stress, as insónias e as enxaquecas; melhora o humor; promove o relaxamento muscular; diminui os sintomas de artroses e artrites (graças ao magnésio do sal); tonifica a pele; melhora as funções cognitivas; e no caso das grávidas, é recomendado a partir da 12.º semana até ao pós-parto, pois ajuda a relaxar e a dormir mais profundamente.

Para sentir de forma plena os benefícios da flutuação há que predispor a mente a “desligar” das preocupações e estímulos exteriores e deixar o corpo estirar-se por completo, de barriga para cima e com os braços e pernas abertos. A densidade de sal de Epsom (um composto de magnésio e sulfato conjugados com carbono e oxigénio) na água ajuda o corpo a atingir uma espécie de gravidade zero, e a privação de luz e som contribui para um estado de paz interior.

(Fotografia: DR)

Paula Santos comenta que é frequente as pessoas adormecerem durante a flutuação, o que comprova que este é um meio de o cérebro atingir o registo das ondas theta – a mesma frequência cerebral que os monges budistas conseguem alcançar na meditação. Seja como for, permanecer em vigília também é relaxante, e existe sempre a possibilidade de abrir e fechar a cápsula, ligar e desligar a luz de presença e a música ambiente, premindo os botões dentro de água.

As sessões de flutuação podem ser conjugadas com massagens de vários géneros, antes ou depois, numa das três salas de tratamentos (uma delas com piso tatame, para massagens com técnicas como shiatsu e ayurvédicas). No final, há sempre um momento na sala de relaxamento em torno do ritual do chá. Quem quiser cuidar, também, da saúde do rosto pode escolher entre vários tratamentos revigorantes, reafirmantes e hidratantes. Tudo para que corpo e mente saiam dali revigorados.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend