No centro de Coimbra há uma praça cheia de história

Na Praça do Comércio, há negócios com dezenas de anos e outros mais recentes, igrejas e uma história de séculos, envolvendo até um hospital. Veja as imagens na galeria.

A Praça do Comércio – ou «Praça do commercio», como se lê numa placa que perdura neste lugar da Baixa de Coimbra – foi, desde tempos longínquos, um espaço de trocas comerciais e atividades artesãs. Nela se encontra, ainda hoje, lojas tradicionais e outros negócios mais recentes, além de história e património.

Ali funcionou o Hospital Real, fundado em 1508 por D. Manuel I, estando o claustro, a capela e demais dependências ocupados por casas comerciais, segundo informações da Câmara Municipal.

Num extremo da praça mantém-se a Igreja de S. Tiago, construção românica do final do século XII, e noutro a Igreja de S. Bartolomeu, com origem no século X, mas remodelada nos séculos XII e XVIII. Esta já foi, aliás, designada Praça de S. Bartolomeu, ou apenas Praça, tendo ficado conhecida como Praça Velha após a inauguração do Mercado D. Pedro V, em 1867.

 

 

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

 

Leia também:

Coimbra: 6 sugestões para fazer na cidade na próxima visita
Coimbra: 9 sítios onde petiscar no regresso às aulas
Neste restaurante em Coimbra há sushi (e bife também)




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend