No Centro de Canyoning da Peneda-Gerês põe-se toda a família a saltar para a água

Star Canyoning no Parque Nacional Peneda-Gerês (Fotografia: DR)
É com a beleza natural do Parque Nacional Peneda-Gerês que se desenrola a atividade Star Canyoning, que inclui descidas em escorregas naturais, rapel e saltos para a água.

A ideia do canyoning é simples, trata-se de “fazer um trajeto pelo rio, ultrapassando obstáculos naturais”, explica Paulo Azevedo, sócio-gerente da empresa de animação turística Montes de Laboreiro que, por sua vez, tem três centros de atividade. Um deles, o Centro de Canyoning, no Parque Nacional Peneda-Gerês, apresenta diversos programas, sendo o Star Canyoning, indicado para iniciantes e crianças a partir dos seis anos, mesmo que não saibam nadar. “Este percurso é o ideal para famílias, porque há poucos rios que permitem ter vários níveis de dificuldade [em simultâneo]”, garante Paulo, explicando que é a possibilidade de contornar os obstáculos que o torna acessível. Contudo, será difícil resistir ao “escorrega” em pedra, ao rapel ou a um salto para água num dia quente.

Star Canyoning no Parque Nacional Peneda-Gerês (Fotografia: DR)

 

A atividade ocupa cerca de três horas, sendo que parte desse tempo está destinado à colocação do equipamento – que inclui fato e meias em neoprene, botas, capacete, arnês, mosquetões, corda e colete (opcional) -, e às instruções dadas no centro, onde todas as técnicas são previamente testadas. Antes de se entrar no rio, que dista apenas 100 metros do centro, são dadas mais algumas informações, relativas ao caudal da água e ao tipo de pedra que se vai encontrar, por exemplo. Após as explicações, os participantes estão aptos a percorrer os 700 metros do Rio Varziela, guiados por um monitor (ou dois, caso a atividade envolva crianças). O trajeto, que inclui dois escorregas naturais, três saltos e um rapel sentado de cinco metros, arranca junto a uma ponte romana, e desenvolve-se no meio da vegetação, sendo que com o avançar da atividade, o Castelo de Castro Laboreiro vai dando um ar da sua graça.

Star Canyoning no Parque Nacional Peneda-Gerês (Fotografia: DR)

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend