Neste verão há cinema em vinhas e jardins (com provas de vinho verde)

O hotel vínico Monverde, em Amarante, é um dos palcos deste ciclo de cinema. Na imagem, as novas "experience suites". (Fotografia: DR)
Em tempo de pandemia, privilegiam-se os programas ao ar livre, e o cinema não tem de ser exceção: de 14 de agosto a 16 de outubro, há filmes para ver à noite, a Norte, entre vinhas e jardins - e de copo na mão, ou não fosse a iniciativa promovida pela Região dos Vinhos Verdes.

Amarante, Felgueiras, Porto e Valença acolhem o Ciclo de Cinema na Região dos Vinhos Verdes, com curadoria de Daniel Ribas e Rita Morais, abrangendo filmes portugueses e estrangeiros – com direito, ainda, a provas de vinho verde. As dez sessões começam às 21h30 e cada uma tem capacidade para 50 pessoas. Os bilhetes estão disponíveis aqui, podendo ser adquiridos também junto dos espaços aderentes.

No Porto, é a Casa do Vinho Verde que recebe, nos fins de semana de agosto e setembro, propostas como “Homenzinhos” (Ira Sachs), “Verão 1993” (Carla Simón) ou “Tarde para morrer jovem” (Dominga Sottomayor). As películas são exibidas no anfiteatro natural do jardim, com vista para o Douro.

Já em Amarante, Felgueiras e Valença do Minho são apresentados outros filmes, como “Cinema Paraíso” (Giuseppe Tornatore), logo no dia 14 de agosto, na Casa da Calçada Relais & Chateaux, e em 22 de Agosto na Adega Edmun do Val; ou “Aquele querido mês de Agosto” (Miguel Gomes), em 4 de Setembro na Adega Cooperativa de Felgueiras e em 16 de Outubro no Monverde Wine Experience Hotel.

Imagem: DR

“Num ano em que o público procura propostas para desfrutar ao ar livre, a região aposta numa ação fora de portas para reforçar a ligação do vinho à cultura. Há já muitos anos que nos associamos a festivais de cinema e 2020 pareceu-nos o ano ideal para dar início ao nosso próprio ciclo de cinema, com um cartaz diversificado e ajustado aos diferentes gostos, mas que também promove as quintas e produtores da região e os seus produtos”, afirmou o presidente da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, Manuel Pinheiro.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend