Nesta gruta no Algarve, abre-se uma claraboia natural

(Fotografia: Diana Quintela/Global Imagens)
Esta formação rochosa é talvez a mais famosa - e fotografada - do Algarve e já foi distinguida várias vezes em títulos internacionais. Para lá chegar, só de barco, caiaque ou prancha.

Fica a 150 metros da praia de Benagil – o areal da pequena vila piscatória de Benagil (concelho de Lagoa) – mas não se deixa avistar facilmente. Tem um areal dentro, qual ilha paradisíaca perdida no Pacífico, mas não facilita o acesso a nado. Afinal, o que é que a gruta de Benagil tem? Uma beleza natural digna de “catedral”, dizem uns, e um “buraco no teto” impressionante, dizem outros.

Quem a eterniza pelas lentes das câmaras fotográficas e dos telemóveis bem pode agradecer ao mar e ao vento que a esculpiram há 20 milhões de anos. A rocha foi ganhando “anéis” de vários tons castanhos e amarelados e afunila numa claraboia natural (ou um algar, como se diz na Geomorfologia). A luz que entra em diagonal parece um holofote sobre um palco de areia rodeado de água cristalina.

Para chegar a esta obra-prima rochosa da região sueste do Algarve, porém, não vale a pena gastar braçadas. Nadar até à gruta é altamente desaconselhável quer pela força das marés (que pode trocar as voltas aos aventureiros), quer pelo trânsito de embarcações que se aproxima da entrada. Subir a bordo de um desses barcos de empresas de passeios às grutas é a melhor e mais segura opção.

Desembarca-se, por isso, de caiaque ou em prancha de stand up paddle. Pisa-se areia firme, saca-se do telemóvel e as possibilidades fotográficas são quase infinitas, jogando com os jogos de luz que iluminam e sombreiam a gruta, que no verão costuma estar cheia de banhistas. O resultado é digno de um cenário que Van Gogh poderia ter pintado.

O QUE FAZER PERTO
Percorrer o passadiço do Algar Seco
A praia do Carvoeiro tem um passadiço de madeira com 500 metros de comprimento que serpenteia por cima do rochedo do Algar Seco e da falésia, oferecendo vistas sem fim para o Atlântico.

ONDE COMER
Terroir Wine Shop & Kitchen
Este restaurante dedicado ao vinho português e a produtos gourmet tem uma carta de petiscos para quem quiser fazer uma refeição a partilhar. As garrafas podem ser consumidas a preço de garrafeira (acrescendo a taxa de rolha), mas também há vinho a copo, de todas as regiões do país.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend