Publicidade Continue a leitura a seguir

Natal em Lisboa leva música do mundo às igrejas da cidade

O Gospel Collective abre a programação do Natal em Lisboa com um concerto no dia 4 de dezembro, na Igreja de Nossa Senhora da Graça. (Fotografia: DR)

Publicidade Continue a leitura a seguir

O Natal em Lisboa regressa às igrejas mais bonitas da cidade e a outros locais de culto, como o Templo Radha Krishna, “acreditando que, como o Natal, a música é uma linguagem universal que nos une e reconcilia”, lê-se em comunicado.

O programa deste ano é eclético: “do cancioneiro tradicional português às mornas cabo-verdianas”. A entrada é livre em todos os eventos, mas é necessário o levantamento prévio de bilhetes em cada local no dia do espetáculo.

O concerto de abertura, no dia 4, às 21h, na Igreja de Nossa Senhora da Graça, traz a diversidade musical e cultural do Gospel Collective (grupo sediado em Lisboa e composto por cerca de 50 vozes) a um repertório de espirituais negros e hinos natalícios.

A icónica Igreja do Sagrado Coração de Jesus, também serve de palco, no dia 11, a várias gerações do Coro de Câmara Lisboa Cantat e a uma orquestra especialmente criada para a ocasião, dirigida pelo maestro Cesário Costa, que irá interpretar obras de compositores portugueses e italianos barrocos.

No dia 17, Os Vilancicos de Natal do Mundo Ibérico e as vozes do Ensemble Dan Luz Al Sol trazem ao Museu de Lisboa – Palácio Pimenta um conjunto de canções populares na Península Ibérica e nas suas colónias nos séculos XVI e XVII. E no dia 18, o Natal em Lisboa junta-se novamente à Comunidade Hindu de Portugal, para um concerto de homenagem a Gandhi, no Templo Radha Krishna.

A programação conta ainda com dois concertos solidários, que servem de “pontos de recolha para bens alimentares não perecíveis e produtos de higiene a favor da União Audiovisual. Nestes dois concertos, o levantamento de bilhete continua a ser gratuito, mas mediante donativo”, refere o comunicado.

No dia 10, Sodade – Homenagem a Cesária Évora reúne, no Coliseu dos Recreios, 12 músicos de diferentes países que acompanharam a artista e seis vozes que a cantaram, como Tito Paris ou Emilio Moret (do grupo cubano Septeto Habanero). A iniciativa encerra no dia 19, com a voz de Teresa Salgueiro, no Cinema São Jorge, acompanhada pela guitarra clássica de José Peixoto, o acordeão de Fábio Palma, o contrabaixo de Sofia Queirós ou as percussões de Rui Lobato.