Nasceu uma nova praia fluvial numa baía do Alqueva

Nasceu uma nova praia fluvial numa baía do Alqueva
(Fotografia de Orlando Almeida/GI)
A Praia Fluvial de Alqueva, situada a um quilómetro da aldeia homónima, é a quarta praia criada na albufeira deste grande lago. Com areal de 150 metros, tem bar, vigilância, balneários e casas de banho.

Uma nova praia fluvial já entrou em funcionamento no Alqueva, junto da aldeia que deu nome à barragem, no concelho de Portel, distrito de Évora, fruto de um investimento de cerca de 600 mil euros. A Praia Fluvial de Alqueva é, assim, a quarta a ser criada na albufeira deste grande lago e a segunda no concelho de Portel. Apesar de já estar em funcionamento há cerca de duas semanas, a inauguração oficial aconteceu esta quarta-feira, com a presença da secretária de Estado do Turismo, Rita Marques.

Situada a cerca de um quilómetro da aldeia de Alqueva, a nova praia está situada numa baía da barragem e soma 150 metros de areal, com vigilância, zona de bar, balneários, casas de banho, equipamentos de apoio, incluindo acesso para pessoas com mobilidade reduzida, e um ancoradouro nas proximidades. Veja um vídeo de apresentação da nova praia aqui.

A nova Praia Fluvial de Alqueva. (Foto: CM Portel)

Lembrando que esta será “a quarta praia do Alqueva e a segunda de Portel”, José Manuel Grilo, o presidente da Câmara Municipal de Portel, considerou que o investimento nestas infraestruturas foi “uma aposta ganha, pelo número de pessoas que as utilizam e pelo movimento no comércio e na restauração locais”. As praias “contribuem para o desenvolvimento turístico do concelho e do Alentejo” e este projeto “traz ganhos para toda a região e para os concelhos ‘banhados’ pelo lago Alqueva”, acrescentou o autarca.

Recorde-se que uma outra praia fluvial no Alqueva está em construção, situada perto da aldeia de Montes Juntos, no concelho de Alandroal, distrito de Évora. Já existem outras três destas zonas balneares nas margens portuguesas da albufeira do Alqueva, situadas em Amieira, também no concelho de Portel, em Monsaraz, no concelho de Reguengos de Monsaraz, e em Mourão, no distrito de Évora.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend