Na Zeca há sardinhas de chocolate e outros mimos (que vão ter a casa)

A loja Zeca fica na emblemática Hortícola de Coimbra. Fotografia: Maria João Gala/GI
A Zeca, loja de produtos tradicionalmente portugueses nascida em Aveiro, abriu uma segunda loja em Coimbra, cidade onde também viveu Zeca Afonso, homenageado no nome. Há desde produtos alimentares até peças decorativas e brinquedos de madeira, com envio para todo o país.

As sardinhas de chocolate em lata, com ilustrações e mensagens divertidas, são artigos próprios da loja Zeca, que surgiu em Aveiro e, há um ano, abriu uma segunda casa de produtos tradicionalmente portugueses em Coimbra. A loja funciona na emblemática Hortícola de Coimbra e conserva o legado dessa casa centenária, não só por manter o respetivo letreiro na fachada, mas sobretudo porque continua a vender sementes – de abóbora, espinafres, couve, salva, tomilho, coentros, cebolinho ou erva-dos-gatos, entre outras.

Fotografia: Maria João Gala/GI

Fotografia: Maria João Gala/GI

Os saquinhos de sementes convivem bem com a oferta da Zeca, um projeto de João Bem e Ana Andrezo, focado em lembranças e presentes, que tem logo à entrada um aviso: “aqui sorrimos com os olhos”. Os mais gulosos podem tentar a sorte, por um euro, na máquina de furos da Avianense, ou escolher de entre o leque de chocolates disponíveis, a par com outros produtos alimentares, como chás e infusões, vinhos, licores, cervejas artesanais, conservas, flor de sal e biscoitos – entre eles, as raivas.

Aos produtos para alegrar a boca somam-se outros para a casa, como as andorinhas e demais cerâmicas coloridas, ou as ardósias com frases, que podem também ser personalizadas com nomes, datas de nascimento e não só. Os cuidados com o corpo não ficam de fora: nas prateleiras há sabonetes de sal, champôs sólidos e alguns alguns acessórios de moda, como brincos, colares ou cestas de junco.

Nem faltam adufes, bombos e brinquedos de madeira, de fabrico artesanal, neste estabelecimento que presta homenagem a vultos como Fernando Pessoa, Amália Rodrigues e, claro, Zeca Afonso. O cantor e compositor, que inspirou o nome do projeto, nasceu em Aveiro e viveu em Coimbra. A loja fica a curta distância da casa que habitou, junto à Sé Velha. Basta passar o Arco de Almedina, subir o Quebra Costas e localizar a placa que o assinala. Nestes dias de confinamento, pode-se sempre encomendar os produtos online e recebê-los em casa.

Santa Cruz

A dois passos da loja ergue-se a Igreja de Santa Cruz, Panteão Nacional. Vale a pena visitar este monumento, que guarda os túmulos de D. Afonso Henriques e do filho, D. Sancho I.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend