Na Quinta dos Vales pode alugar uma vinha e fazer o seu próprio vinho

Quinta dos Vales (Fotografia: DR)
A adega algarvia criou o The Winemaker Experience, um projeto que dá a oportunidade de alugar ou comprar um talhão de vinha e fazer um vinho exclusivo.

A Quinta dos Vales, situada nas colinas de Lagoa, acaba de lançar um projeto que tem vindo a aperfeiçoar nos últimos três anos. Chama-se The Winemaker Experience e desafia enófilos e aspirantes a enólogos a terem a sua própria parcela de vinha na quinta, para fazerem o seu próprio vinho, de forma prática. Quem se lançar nesta aventura contará com a ajuda de uma equipa de viticultores e vinicultores profissionais durante todo o processo, desde o início da produção na vinha até à adega.

Karl Heinz Stock, proprietário da Quinta dos Vales, criou quatro etapas na experiência. A primeira é uma introdução à vinificação, o Bottle Blending Workshop, de três horas (a partir de 62 euros por pessoa), durante o qual os participantes aprendem a criar um lote único com os vinhos monocasta da quinta. Depois, há a Barrel Blending Experience (a partir de 5472 euros), que permite aos amantes do vinho produzir a sua própria pipa de 225 litros.

Barrel Blending Experience (Fotografia: DR)

 

A Quinta dos Vales tem atualmente vinte parcelas de vinhas disponíveis – com uvas tintas a brancas, de castas portuguesas, como Touriga Nacional e Alvarinho, e francesas, como Syrah e Cabernet Sauvignon -, que podem ser alugadas ou compradas. Assim, os mais aventureiros, que querem acompanhar a vinificação desde o início, podem alugar uma vinha com o programa Rent a Vineyard (a partir de 5472 euros por ano). Depois, vem a opção mais exclusiva da experiência: comprar um talhão de vinha. Os participantes podem escolher um lote de vinhedo existente ou plantar novas vinhas em lotes virgens disponíveis. Os preços variam entre os 30 e 60 mil euros, dependendo da casta e da localização do lote.

O resultado é uma barrica anual de vinho – ou seja, 288 garrafas -, entregue ao produtor devidamente envelhecido, engarrafado, rotulado e embalado.

Sempre que não for possível estar no local pessoalmente, a equipa da quinta partilha toda a informação com os proprietários, através de fotos, vídeos, mensagens, e-mails ou telefonemas. E envia também amostras dos vinhos com notas e recomendações, para provar e misturar em casa. Quando se quiser dar um saltinho à quinta, para ver como correm as operações, pode ficar-se numa das casas de alojamento turístico, com vista para a vinha, chamadas The Vines.

The Vines (Fotografia: DR)

 

A Quinta dos Vales nasceu pelas mãos do empresário e artista alemão Karl Heinz Stock, e é um local onde as suas duas maiores paixões, o vinho e a arte, ganham vida. Rodeada por mais de 20 hectares de vinhas, o que antigamente era uma quinta degradada, foi transformado numa adega moderna, com um parque de esculturas, centro de eventos e alojamento turístico. A Quinta dos Vales tem produzido vinhos premiados, ano após ano, alguns dos quais foram distinguidos com o prémio “Melhor Vinho do Algarve”, sete vezes nos últimos onze anos.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend