Na loja Puzzles.pt há quebra-cabeças para todas as idades

Nesta loja portuguesa há puzzles de diferentes graus de dificuldade; o maior tem 13.200 peças. (Fotografia: DR)
Paisagens, animais e arte são alguns dos temas em foco na loja online Puzzles.pt, que vende diferentes tipos de quebra-cabeças, destinados a crianças e adultos. O projeto nasceu durante a pandemia, centrado num passatempo que, por si só, convida a ficar em casa.

Sandra Simões fazia puzzles quando era miúda, mas foi em adulta que os adotou verdadeiramente como passatempo – ao ponto de ter mais do que um em construção, em simultâneo. Se muitas pessoas os emolduram depois de concluídos, ela prefere usá-los para decorar o chão, até porque gosta dos maiores, que são “muito pesados e caros de emoldurar”. Vai conjugando as peças sobre uma base de cartão da mesma medida do puzzle e, no fim, protege-o com uma toalha de plástico transparente, que não cola (assim, pode desmontá-lo, se quiser). Com este interesse por quebra-cabeças e uma profissão ligada às artes, área muito afetada durante a pandemia, não admira que se tenha juntado ao namorado, Marcos Coelho, web developer, para criar a loja online Puzzles.pt.

O negócio, que arrancou em fins de novembro, com sede em Penacova, adapta-se bem ao confinamento. Afinal, os jogos, entregues ao domicílio, podem ser feitos a solo ou em família, de uma assentada ou com interrupções, dependendo, claro, da sua dimensão. A loja vende puzzles de marcas portuguesas e internacionais, dirigidos a crianças e adultos, desde bebés com pelo menos 12 meses até seniores. Estes últimos têm peças “um pouco maiores, mais fáceis de ver e de identificar”, esclarece Sandra. Atualmente, há quase 150 referências, distribuídas por categorias como paisagens, animais, arte, aventura, personagens, cinema e televisão, entre outras. O puzzle maior – e mais caro – tem 13.200 peças e custa 89,95 euros. Além de puzzles convencionais e em 3D, existem ainda alguns jogos de tabuleiro.

(Fotografia: DR)

Sandra aponta várias vantagens na composição de puzzles, além do divertimento. “A tarefa de encontrar a peça certa trabalha muito a concentração e a abstração dos problemas do dia a dia; trabalha também a capacidade de visualização e a memória”, defende ela, que se serve dessa atividade para abrandar, muitas vezes enquanto ouve música ou podcasts.

Como começar

Duas dicas para iniciar a montagem de um puzzle são fazer primeiro a moldura, ou seja, a parte exterior; e separar as peças por cores.

(Fotografia: DR)

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend