Música, teatro e cinema na 12ª edição dos Banhos Velhos, em Guimarães

Banhos Velhos das Termas das Taipas (Fotografia de Nuno Sampaio)
De junho a setembro, o antigo balneário termal de Caldas das Taipas, em Guimarães, recebe concertos, sessões de cinema e visitas guiadas entre mais de duas dezenas de iniciativas com entrada livre.

O antigo balneário das Termas das Taipas, de origem romana e cuja atividade durou até meados da década de 1970 – tendo ficado ao abandono desde então – funciona desde 2010 como um espaço cultural, com uma programação eclética durante os meses de primavera e verão.

Depois de dois anos com atividade ainda adaptada à realidade pandémica, a agenda cultural dos Banhos Velhos regressa com mais de 20 iniciativas de entrada livre. Concertos, cinema, tertúlias, palestras, teatro, ateliers, visitas
guiadas e serviço educativo compõem a agenda até setembro.

Para abrir esta nova temporada, “haverá um mote especial: o assinalar dos 125 anos do Edifício Termal de Caldas das Taipas, atualmente chamado de ‘Banhos Novos’, com uma tertúlia [a 2 de junho], seguida de uma peça de teatro, criada de raiz para o efeito e que será uma experiência altamente imersiva para o público.” conta a organização em comunicado.

Na música, os destaques da 12ª edição dos Banhos Velhos vão para os espetáculos de Surma e Mira Quebec com Diogo M., no mês de junho. Em julho, o espetáculo de José Pinhal Post-Mortem Experience, seguido de DJ Set de António Bandeiras. Agosto é marcado pelo regresso de First Breath After Coma e Noiserv, num momento inédito onde atuam em conjunto e, ainda, a tradicional Noite de Fados com o Grupo de Fados da Vila. Por fim, setembro conta com a estreia de A Garota Não, no encerramento desta temporada musical de 2023.

Banhos Velhos das Termas das Taipas (Fotografia de Nuno Sampaio)

A programação inclui também uma série de atividades de serviço educativo, como o workshop de escrita criativa, visitas guiadas (incluindo uma visita guiada noturna aos Banhos Velhos), tertúlias com história e uma noite de astronomia.

No regresso do tatro à agenda cultural do espaço, destaca-se o grupo ATRAMA, que encerra a programação com “Aquistas”, uma experiência performativa “in situ” inspirada nas memórias de Amadeo de Souza-Cardoso durante sua estadia no balneário termal de Caldas das Taipas, em celebração aos 125 anos dos Banhos Novos.

O cinema marca também presença, e estreia em julho com a exibição do filme “Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo” de Dan Kwan e Daniel Scheinert. Em agosto, “Os Fabelmans” de Steven Spielberg, “The Whale” de Darren Aronofsky e “Aftersun” de Charlotte Wells completam o ciclo de cinema.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend