Museus do centro para visitar sem sair de casa

Museu Grão Vasco, em Viseu. (Tony Dias/Global Imagens)
De portas fechadas ao público, vários museus optaram por disponibilizar visitas virtuais. Na região centro já há mais de 20 espaços para visitar à distância.

Pintura renascentista e barroca, história do século XX, tecidos, ciências, arqueologia ou indústria são alguns dos temas a descobrir nos muitos museus do centro do país. Por agora, as visitas virtuais são as únicas possíveis e o site do Turismo do Centro reuniu-os numa rota informal (ver aqui).

Presentes estão os museus nacionais Machado de Castro, em Coimbra, e o Grão Vasco, em Viseu, mas também museus mais modestos e que valem a pena a visita, como o Museu e Centro de Artes de Figueiró dos Vinhos, com uma coleção permanente que inclui obras de José Malhoa, Manuel Henrique Pinto ou Simões de Almeida Sobrinho, ou o Centro de Referência da Memória Goiense, onde se fica a conhecer a história do concelho desde a pré-história até ao século XX.

De referir também a presença nesta rota do Museu Aristides de Sousa Mendes, o cônsul de Bordéus que salvou centenas de pessoas durante o nazismo. De resto, o único museu da lista exclusivamente online.

Vídeos, fotografias e percursos interativos são as várias as formas de percorrer o rico património do centro do País.

 

 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend