Museu do Fado: e se aprendesse a construir uma guitarra portuguesa?

Fotografia: Gonçalo Villaverde/Global Imagens
O novo projeto do Museu do Fado quer virar atenções para uma arte «muito detalhada, de pormenor». Há cursos e workshops para curiosos e experientes, mas também simples visitas grátis ao espaço de Alfama.

Não tem tantos anos como os da primeira cítara portuguesa, feita em 1764 em Alfama, a origem e o coração do fado. Mas é também antigo o sonho de construir este espaço, tendo a ideia sido incluída na candidatura do fado a Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

A concretização chega com o verão deste ano, e vem mais do que a tempo. «Temos que dar continuidade a esta arte, que é um trabalho muito detalhado, de pormenor. Queremos promovê-la e divulgá-la, uma vez que é feita por cada vez menos pessoas», explica Sara Pereira, diretora do Museu do Fado, que inaugurou há dois meses a Oficina de Construção da Guitarra Portuguesa.

Duas das maiores escolas no que toca a esta ramo, as de Gilberto Grácio e de Óscar Cardoso, dão aqui cursos letivos de um ano e workshops habituais, onde ensinam a arte de construir o principal instrumento que acompanha as vozes do fado. Qualquer pessoa se pode inscrever nas formações, que são transversais. «Estes cursos e workshops são para todas as idades e servem tanto meros curiosos como quem já tem alguma experiência», adianta a responsável.

Sara Pereira é a diretora do Museu do Fado. (Fotografia: Gonçalo Villaverde/Global Imagens)

Para além de se trabalhar madeiras e ferros, aqui também se projetam filmes e se vendem instrumentos e acessórios para a guitarra portuguesa, que estão visíveis a quem passa. Quem quiser, pode apenas visitar o espaço, de forma gratuita: basta agendar com o museu. Afinal, a história de Lisboa também se faz ao ritmo destes acordes.

Oficina da Guitarra Portuguesa
Rua de São Pedro, 29 (Alfama)
Tel.: 218823470. Web: museudofado.pt
Das 10h00 às 18h00. Encerra segunda.
Entrada gratuita

 

LEIA MAIS:
Santos Populares: a nova Alfama continua antiga (e fadista)
Museu do Fado sopra 20 velas com «videomapping»
Há vinhos e petiscos para provar em Alfama




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend