Movimento 2519 quer celebrar abril em casa com intervenções artísticas

As celebrações do 25 de Abril estarão na rua e nos espaços culturais de toda a cidade. (Fotografia de Pedro Rocha/GI)
O Movimento 2519 propõe que as comemorações do 25 de abril sejam feitas através dos meios digitais, e não na rua. Para isso desafia artistas e não artistas a partilhar intervenções criativas para celebrar a liberdade, sem sair de casa.

Com as comemorações do 46º aniversário da revolução de 25 de abril em espaços públicos comprometidas devido à pandemia de Covid-19, nasceu nas redes sociais o Movimento 2519, uma plataforma independente e sem fins lucrativos, que quer celebrar o mês da liberdade com a partilha de intervenções artísticas através de meios digitais.

O 2519 assume-se como “um movimento cultural, artístico e, acima de tudo, social, que pretende divulgar “objectos” criativos desenvolvidos pela comunidade artística e não artística, neste período de quarentena, através de um Centro Cultural Digital, celebrando desta forma a revolução dos cravos.”

A 25 de março a plataforma lançou o desafio a todos os que queiram participar, artistas ou não, de enviar conteúdos em formato de vídeo, fotografia, pintura, texto ou outros. O tema é livre – não necessariamente sobre o 25 de abril ou a atual situação do país e do mundo -, mas o que se pretende é que “a criatividade dos que então lutaram pela liberdade sirva de inspiração”.

O Movimento 2519 começou há dias a partilhar nas suas páginas de Facebook e Instagram alguns dos conteúdos que já recebeu, mas o apelo continua. Quem quiser participar deverá enviar o seu trabalho por e-mail ([email protected]).




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend