Montras das lojas históricas de Lisboa transformam-se em galeria de arte

Joana da Conceição é a artista que assina a monta da loja O Mundo do Livro. (Fotografia de José Frade).
Coleção Primavera - Verão: 10 artistas plásticos, 10 Lojas com História é o projeto lisboeta da EGEAC que “veste as montras do comércio tradicional e histórico com obras de artistas contemporâneos”. A iniciativa arrancou dia 15 de abril.

Dez artistas contemporâneos portugueses têm as suas obras de arte expostas nas montras de 10 lojas históricas do comércio tradicional de Lisboa, no âmbito do projeto Coleção Primavera – Verão: 10 artistas plásticos, 10 Lojas com História desenvolvido pela EGEAC e a câmara municipal.

Segundo comunicado, os artistas foram convidados a criar uma obra de arte para as montras de algumas das lojas mais antigas e emblemáticas da zona Baixa-Chiado, para chamar “a atenção para este património e memória da cidade e estimular o comércio local”.

A Livraria Ferin tem uma obra da artista Bárbara Assis Pacheco; a Chapelaria Azevedo Rua uma obra de Eugénia Mussa; a Manteigaria Silva uma peça de Fernanda Fragateiro; a Sapataria A Deusa uma criação de Fernão Cruz e O Mundo do Livro uma obra de arte produzida por Joana da Conceição.

Já a loja Au Petit Peintre contou com o contributo de João Paulo Feliciano; a Drogaria Central com a arte de João Queiroz; a Casa Buttuller com uma criação da ±maismenos±; a Joalharia Ferreira Marques exibe uma peça de Miguel Palma e a montra da Casa Macário outra, de Tomás Cunha Ferreira.

Os artistas convidados, de várias gerações e com abordagens diferentes no campo das artes visuais, apresentam obras com técnicas diversas, desde pintura a escultura, fundindo-se algumas com obras de lojistas, também eles artistas”, diz a EGEAC. As instalações poderão ser vistas entre 15 de abril e 15 de maio.

A iniciativa Lojas com História foi criada pela Câmara Municipal de Lisboa em 2015 com o objetivo de promover o comércio de rua da cidade, salvaguardando estabelecimentos com características diferenciadoras e enaltecendo o seu património material, histórico e cultural. Conta com 114 moradas (não só lojas), como por exemplo de restaurantes, bares, porcelanas, livrarias, tapetes, mercearias e outros serviços.


Consulte, abaixo, a lista das Lojas com História aderentes a este projeto e respetivas moradas e obras/autoria.

 

PERCURSO

O Mundo do Livro
Largo da Trindade 11-13
Joana da Conceição
De Dentro, 2021

Livraria Ferina
Rua Nova do Almada, 72
Bárbara Assis Pacheco
Liberdade, 2021

Au Petit Peintre
Rua de São Nicolau, 104
João Paulo Feliciano
Montra de Loja com História de Arte, 2021

Drogaria Central
Rua da Prata, 192
João Queiroz
S/título, 2021

Casa Macário
Rua Augusta, 272
Tomás Cunha Ferreira
Bombolé, 2021

Sapataria A Deusa
Rua 1º de Dezembro, 9
Fernão Cruz
Corpo e Plinto, 2021

Joalharia Ferreira Marques
Praça do Rossio, 7/9
Miguel Palma
Tempo Morto, 2021

Manteigaria Silva
Rua D. Antão de Almada, 1 C e D
Fernanda Fragateiro
Não Esquecer, 2021

Chapelaria Azevedo Rua
Praça D. Pedro IV, 73
Eugénia Mussa
Olissipolis, 2021

Casa Buttuller
Rua Bairros Queirós, 37, 39
±maismenos±
Modalidade de Estado, 2021




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend