Monsanto: redescobrir a futura aldeia dos dragões

Vista do castelo. (Fotografia: Leonardo Negrão / Global Imagens)
Antes da estreia da prequela de “A Guerra dos Tronos”, é tempo de (re)visitar um dos seus cenários: Monsanto, a “aldeia mais portuguesa de Portugal”, em Idanha-a-Nova.

Há muito que é acarinhada e recebe visitantes vindos de todas as partes do Mundo, mas a “aldeia mais portuguesa de Portugal”, título que recebeu em 1938 num concurso do Estado Novo, prepara-se para atingir um pico de popularidade este ano. É em Monsanto, uma das 12 Aldeias histórias do nosso país, que são gravadas algumas das cenas da série “House of the dragon”, a prequela de “A Guerra dos Tronos”, da HBO. Enquanto não chega a estreia, está na hora de (re)visitar este recanto que combina Natureza, cenários pitorescos e uma geologia fora do comum.

Os blocos graníticos típicos de Monsanto, que se encaixam entre as casas de pedra, são um postal difícil de recriar, principalmente se os juntarmos às vistas panorâmicas para a Serra da Gardunha e a Serra da Estrela. Por estes lados, os passeios podem ser feitos de várias formas: a Rota dos Barrocais é o percurso pedestre de sete quilómetros que passa por ruelas, ruínas e penedos, e importa passar pela Torre de Lucano, no topo da qual está fixado um galo em prata. Mas é obrigatório subir ainda ao castelo, obra templária que remonta ao século XII. A subida íngreme até lá compensa pela vista sobre a planície raiana que rodeia a aldeia.

(Fotografia: Leonardo Negrão/GI)

Para repor energias à mesa, nem é preciso sair de Monsanto: basta localizar o restaurante Petiscos e Granitos. Uma opção de alojamento é a Quinta dos Trevos, uma unidade de turismo em espaço rural que funciona também como centro de artes e ofícios, na freguesia de Ladoeiro.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.



Ler mais







Send this to friend