Há muito que é acarinhada e recebe visitantes vindos de todas as partes do Mundo, mas a “aldeia mais portuguesa de Portugal”, título que recebeu em 1938 num concurso do Estado Novo, prepara-se para atingir um pico de popularidade este ano. É em Monsanto, uma das 12 Aldeias histórias do nosso país, que são gravadas algumas das cenas da série “House of the dragon”, a prequela de “A Guerra dos Tronos”, da HBO. Enquanto não chega a estreia, está na hora de (re)visitar este recanto que combina Natureza, cenários pitorescos e uma geologia fora do comum.
- (Fotografias: Leonardo Negrão/GIobal Imagens)
Os blocos graníticos típicos de Monsanto, que se encaixam entre as casas de pedra, são um postal difícil de recriar, principalmente se os juntarmos às vistas panorâmicas para a Serra da Gardunha e a Serra da Estrela. Por estes lados, os passeios podem ser feitos de várias formas: a Rota dos Barrocais é o percurso pedestre de sete quilómetros que passa por ruelas, ruínas e penedos, e importa passar pela Torre de Lucano, no topo da qual está fixado um galo em prata. Mas é obrigatório subir ainda ao castelo, obra templária que remonta ao século XII. A subida íngreme até lá compensa pela vista sobre a planície raiana que rodeia a aldeia.

(Fotografia: Leonardo Negrão/GI)
Para repor energias à mesa, nem é preciso sair de Monsanto: basta localizar o restaurante Petiscos e Granitos. Uma opção de alojamento é a Quinta dos Trevos, uma unidade de turismo em espaço rural que funciona também como centro de artes e ofícios, na freguesia de Ladoeiro.
Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.