Moncorvo e Arouca: as duas pontes suspensas que o Douro e o Paiva vão ganhar

Moncorvo e Arouca: as duas pontes pedonais suspensas que o Douro vai ganhar
A nova ponte pedonal de Torre de Moncorvo (Fotografia: Município Torre de Moncorvo)
Torre de Moncorvo vai criar a "maior ponte pedonal do mundo", suspensa sobre o Douro ao longo de 750 metros. Em Arouca, também há novidades sobre a Ponte 516 Arouca, com 516 metros sobre o Paiva.

O município de Torre de Moncorvo, distrito de Bragança, pretende construir “a maior ponte pedonal do mundo”, orçada em três milhões de euros, para unir as duas margens do Douro. Ao todo, esta que será “a maior ponte pedonal suspensa do mundo” contará com um vão de cerca de 750 metros, ligando as margens do rio Douro entre o Museu do Côa, no concelho de Vila Nova de Foz Côa, distrito da Guarda, e o Alto da Barca, no Peredo dos Castelhanos, em Torre de Moncorvo.

O presidente da câmara de Torre de Moncorvo, Nuno Gonçalves, citado no comunicado, indicou que o objetivo deste projeto é entrar “no coração de algo que é privilegiado, o Douro, o Côa, com uma ligação ao Parque Arqueológico do Vale Côa ao Alto Douro Vinhateiro”, estes dois últimos classificados como Património Mundial da Humanidade.

A localização da nova ponte pedonal suspensa.

“Sempre foi uma política do executivo pensar desta forma, o turismo que chega ao Porto tem que vir por esse rio, cá para cima, e também vimos que o turista fica um dia em Torre de Moncorvo, a ideia é que ele consiga ficar pelo menos duas noites”, vincou o autarca, adiantando que o projeto prevê também a construção de uma rede de passadiços e caminhos pedonais que interliguem os principais pontos de interesse.

O anúncio chegou um dia depois de a Câmara Municipal de Arouca ter dado novos pormenores sobre a sua Ponte 516 Arouca, até aqui apontada como a “maior ponte suspensa do mundo”. A ligação entre as margens do Paiva, com 516 metros de comprimento (mais curta do que a da Torre de Moncorvo) vai custar 12 euros por pessoa (com descontos para estudantes e maiores de 65 anos, e entrada gratuita para os habitantes de Arouca) quando abrir ao público, ainda sem data definida.

A futura Ponte 516 Arouca. (Fotografia: DR)

Inspirada nas pontes incas que atravessavam os vales das montanhas dos Andes, a Ponte 516 Arouca é um complemento ao percurso dos Passadiços do Paiva e liga a margem de Canelas à encosta de Alvarenga a 175 metros de altura sobre a secção mais agitada do rio Paiva.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend