Monção: está de volta o evento que junta rali e lampreia há mais de 50 anos

Há mais de cinco décadas que o Rali à Lampreia é uma tradição no centro histórico da vila de Monção. O evento, que junta carros e gastronomia, regressa a 29 de fevereiro e 1 de março.

É assim há mais de cinco décadas e 2020 não será exceção. Durante dois dias, os carros e o ciclóstomo mais famoso da zona voltam a ser os protagonistas das celebrações, com o regresso do Rali à Lampreia. Trata-se de um dos eventos mais mediáticos de Monção, que se estende ao longo de três provas, uma noturna, a 29 de fevereiro, e duas diurnas, na manhã e na tarde de 1 de março.

O rali decorre no centro histórico desta vila raiana, que organizou a sua primeira edição em 1967, e esperam-se cerca de meia centena de participantes de Portugal e Espanha na edição deste ano.

(Fotografias: Rui Manuel Fonseca/GI)

Na noite de 29 de fevereiro, sábado, e ao almoço de domingo, dia 1 de março, cerca de trinta restaurantes do concelho de Monção estarão de portas abertas para confecionar a lampreia, ou não estivéssemos em plena época da mesma. Numa homenagem ao ciclóstomo apanhado no Rio Minho, estes espaços vão confecioná-lo de várias formas, ora mais colados à tradição, quer seja num arroz de lampreia ou à bordalesa, ou dando-lhe um toque de inovação.

Ainda durante o fim de semana referido, haverá animação popular pelas ruas da vila raiana, assim como o quinto Rali Gastronómico, um percurso feito pelos bares da zona, num comboio turístico, no qual a lampreia também será a protagonista. Já as II Boxes Gastronómicas também decorrem no centro da vila, entre as 10h00 e as 18h00, com a prova de várias iguarias feitas à base de lampreia e produtos vínicos locais, como o Alvarinho.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend