Meditação: aplicações e canais para iniciantes

(Fotografia: Pxhere/DR)
A prática milenar que apenas pede uns minutos do nosso dia pode trazer-nos uma lista de benefícios validados pela ciência, a curto e a longo prazo.

Nos últimos cinco anos, nunca o termo “meditação” foi tão procurado no motor de busca Google como agora. A pandemia está a levar cada vez mais pessoas a encontrar conforto na prática que relaxa a mente e conduz a um estado de consciência totalmente diferente daquele que temos quando estamos acordados.
Mas, a verdade é que a meditação não conta apenas com os relatos positivos de quem a pratica, a ciência comprova vários benefícios que lhe estão associados, como a redução do stress, da ansiedade e da insónia, e uma melhoria na produtividade e na memória, entre outros.
A meditação não pede muito de nós, apenas a presença e o compromisso. Parece simples, mas quando os olhos se fecham, as coisas mudam. O importante é insistir na prática e começar, por exemplo, com meditação guiada, onde os participantes meditam com a orientação de um instrutor ou professor. Também sensato talvez seja iniciar com períodos curtos, de cinco ou dez minutos, e ir aumentando progressivamente.
Vozes masculinas ou femininas, narrações em português ou inglês e com ou sem sons relaxantes de fundo, entre aplicações e vídeos no YouTube, haverá algo para toda a gente.

Dicas para começar

1. Procurar um lugar confortável e tranquilo.

2. Definir um limite de tempo. A meditação pode demorar o tempo que se pretender, mas sugere-se começar com sessões de um, dois ou cinco minutos e ir aumentando progressivamente.

3. Sentar numa cadeira ou no chão, de pernas cruzadas, certificando-se que a posição é estável e confortável para permanecer nela durante algum tempo.

4. Fechar os olhos e respirar profundamente, inspirando pelo nariz e expirando pela boca. Por vezes, ajuda contar as respirações e definir um objetivo, como ir até dez e recomeçar.

5. Os pensamentos que começarem a surgir, deve-se “recebê-los” e deixá-los ir, sem os julgar ou explorar, levar a atenção de novo para a respiração.

6. Terminar a meditação, abrindo os olhos lentamente e tomando consciência do corpo e daquilo que o rodeia, dos pensamentos e das emoções presentes no momento.

APLICAÇÕES

HEADSPACE
A Headspace, cocriada pelo antigo monge budista tibetano Andy Puddicombe – que dá a voz às sessões -, apresenta meditações para vários fins – trabalho, dormir, foco, stress, ansiedade – e para diversos públicos – crianças, adolescentes e grávidas. Numa aba dedicada ao sono encontram-se os Sleepcasts, pequenas histórias para adormecer, e os Soundscapes, como o som de uma praia tropical ou de uma viagem de carro enquanto chove. É recomendada para quem está a começar a meditar. Apesar de ser de download gratuito, muitas das meditações só são desbloqueadas ativando o serviço Premium, pago mensalmente ou anualmente. Para o atual contexto, a empresa lançou a página New York State of Mind, com cinco meditações guiadas, cinco experiências para dormir e três meditações para crianças. Disponível para Android e iOS.

LOJONG
A brasileira Lojong apresenta-se como uma “academia para a mente”, com dezenas de meditações guiadas, baseadas em diferentes métodos e tradições, narradas em português e em espanhol. O perfil de cada utilizador vai sendo atualizado com estatísticas diariamente, conforme as sessões, que podem ser programadas na aplicação. Para a aprofundar o conhecimento sobre meditação, a Lojong oferece artigos e vídeos animados que se debruçam sobre conceitos acerca da meditação. Para quem está a começar, o caminho de dez etapas de introdução é o ideal. Disponível para Android e iOS.

Let’s Meditate: Sleep & Guided Meditation
Baseada em doações dos utilizadores, esta é uma das poucas aplicações de meditação completamente gratuita e sem qualquer registo necessário. Apresenta mais trinta sessões, entre 2 e 42 minutos, narradas tanto por uma voz feminina como masculina. Beginner’s Guide, Healing, Grouding e Restful Sleep são algumas das práticas. Atualmente, a sessão recomendadapela aplicação é a A Covid-19 Meditation, sobre esperança e ansiedade sobre a pandemia. Disponível para Android e iOS.

CANAIS DE YOUTUBE

YOGAMUDRA
Raissa Zoca, professora de ioga e meditação, disponibiliza, no seu canal de YouTube, uma lista de reprodução com quase 30 meditações guiadas. Há entre os 5 e os 20 minutos, direcionadas para a ansiedade, o amor-próprio, a gratidão, o relaxamento e a prosperidade, complementadas com várias aulas de ioga.

YOGA PARA VOCÊ
O casal Ricardo Mitra e Luciana Prakash, ambos professores de ioga e meditação há mais de 12 anos, partilham com regularidade vídeos novos no canal Yoga para Você. Por lá, encontram-se mais de 30 meditações guiadas, de 5 a 15 minutos, e outras tantas de apenas um minuto, ideais para fazer a meio do dia. Com o atual contexto de crise em mente, o casal lançou os vídeos “Coronavírus e meditação, como a prática nos ajuda?” e “Prática da gratidão durante a crise – tranquilidade e paz interior”. Quem estiver a fim de se comprometer com a prática, pode lançar-se ao desafio 21 dias de meditação.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend