“Mãos à Horta”: este curso online ensina a fazer uma horta biológica em casa

O Mãos à Horta agora é online. (Fotografia: DR)
O curso Mãos à Horta, promovido pelo município da Moita desde há 18 anos, saltou para as transmissões online com pequenos vídeos que ensinam a criar e manter uma pequena horta biológica em casa.

Como criar uma pequena horta biológica no perímetro de um quintal ou até mesmo numa varanda? É a esta e muitas outras questões práticas que o curso Mãos à Horta responde, promovido pela Câmara Municipal da Moita desde 2002. Com o agravar da situação pandémica, a iniciativa migrou para o digital e tem agora os episódios a passar no website e na página oficial do município no Facebook.

O primeiro episódio [disponível aqui], que ensina a criar uma horta biológica de um metro quadrado no espaço de um quintal ou varanda, foi publicado no dia 8 de janeiro e é conduzido por Raquel Sousa, engenheira agrónoma e habitual formadora desta iniciativa. Em pouco mais de oito minutos fica-se a perceber como preparar a terra segundo o método bio-intensivo, para receber “cerca de 45 plantas”.

Este é o primeiro dos vários episódios que compõem a versão online do curso Mãos à Horta. Na agenda de conteúdos estão temas como a preparação do terreno, a fertilização, sementeira, plantação, método bio e bio-intensivo, rotação e consociações, horta em varanda, sebes/limitação natural, observação e manutenção da horta, pragas e auxiliares e compostagem.

O Mãos à Horta, organizado pela autarquia da Moita desde 2002, tem como objetivo “promover nos quintais, varandas e casas uma agricultura biológica que sirva para melhorar o ambiente e a saúde”. O concelho defende que “a absorção local de resíduos e a produção local de hortícolas de acordo com métodos biológicos contribui para a redução das emissões de gases de efeito de estufa e da pegada ecológica em geral”.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend