Livro: aprenda a fazer champôs, cremes e pasta de dentes ecológicos

Este livro ensina a fazer vários produtos de uso quotidiano, ecológicos. (Fotografia: DR)
“Cosmética Natural”: um guia para fazer cosmética natural em casa, dos cremes às mascaras e dentífrico.

Este livro é o resultado dos esforços unidos de duas especialistas. De um lado, está a especialista em plantas medicinais Fernanda Botelho (com uma obra regular sobre botânica e muito trabalho como divulgadora deste conhecimento); do outro está Dulce Mourato, especialista em Biocosmética e formadora em cosmética natural (e ainda professora de Matemática no Ensino Básico). Juntas, lançaram este “Cosmética Natural”, um manual com receitas e fórmulas úteis para quem quer ser independente no que diz respeito aos cosméticos e produtos de uso quotidiano.

O guia arranca com um grande capítulo dedicado ao poder das plantas, no qual se descrevem plantas que podem ser usadas na cosmética (e ainda na medicina e culinária), suas características e parte utilizáveis. Muitas destas plantas podem ser criadas no nosso quintal, como as ervas aromáticas (alecrim, alfazema ou menta) ou ainda flores como a camomila e a calêndula. Segue-se um capítulo sobre os tipos de cosméticos, os tipos de pele e os produtos que melhor se adequam a cada uma, os óleos essenciais e as matérias-primas.

A capa do livro.

As receitas e as fórmulas ocupam outro grande capítulo, onde se encontram as instruções para fazer amaciador de vinagre e alecrim, máscaras várias para cabelo e rosto, cremes exfoliantes e ainda outros produtos tão úteis numa casa como preparado anti-piolhos (para plantas e pessoas!), creme para extrair borbulhas e pó dentífrico.

Para a beleza propriamente dita, há fórmulas para fazer cremes faciais (de dia e de noite para vários tipos de pele), gel de limpeza e anticelulítico, tónico e sérum, champô sólidos e amaciadores, creme corporal e de mãos, entre outros. Este trabalho implica dedicação e alguns materiais específicos, alguns deles do universo da química. Algumas receitas de sabão e um glossário encerram este guia para criar um pequeno laboratório em casa.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend