Lisboa: vem aí mais uma Cidade do Zero, com palestras, oficinas e mercado de vendas e trocas

A psicóloga clínica e sexóloga Tânia Graça está entre os oradores convidados. (Fotografia de Carlos Carneiro)
Palestas, debates, oficinas de reparação, ucycling e costura, sessões de cozinha ao vivo, atividades para crianças e famílias, um mercado que reúne mais de 100 marcas nacionais, com espaço também para trocas e venda de artigos em segunda mão, e até uma "reading party", para amantes de livros. Eis o que esperar da terceira edição da Cidade do Zero, que se realiza, no próximo fim de semana, no Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa. O acesso é livre.

Durante dois dias – sábado e domingo -, a Cidade do Zero instala-se na Tapada da Ajuda para abordar questões relacionadas com a responsabilidade social e ambiental, com a presença de especialistas de várias esferas e representantes de marcas, projetos e empresas. Entre os oradores convidados estão personalidades como o CEO da GoParity, Nuno Brito Jorge, a psicóloga clínica e sexóloga Tânia Graça, o psiquiatra e escritor Daniel Sampaio, o economista e autor do podcast 45 Graus, José Maria Pimentel, ou a influencer Sofia Manuel, conhecida como A Tripeirinha – que vai orientar uma palestra com o título “Como deixar de ser plantassassino“.

Quem passar pela Cidade do Zero vai poder aprofundar conhecimentos sobre temas que vão das alterações climáticas à alimentação e biodiversidade, passando pelo investimento de impacto; e também adquirir saberes muito pragmáticos – das finanças pessoais à criação de uma horta caseira, passando pelas receitas de combate ao desperdício alimentar. As aprendizagens podem estender-se ainda à reparação de objetos tão diversos como bicicletas, equipamentos elétricos e eletrónicos, calçado ou fatos de desportos aquáticos. Pelo meio, há zonas de descanso e espaços de restauração.

A iniciativa decorre no Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, ocupando o Pavilhão de Exposições, sem perder de vista a envolvente natural. A entrada é gratuita, há condições de acesso para pessoas com mobilidade reduzida, e os animais de estimação também são bem-vindos.

A Cidade do Zero é uma organização de Catarina Barreiros, criadora de conteúdos sobre sustentabilidade e fundadora do projeto Do Zero, e de João Barreiros, parceiro no Do Zero. Trata-se de um evento anual que “pretende demonstrar como seria vivermos numa cidade efetivamente sustentável e inclusiva, ensinando a sustentabilidade de uma forma lúdica através de workshops, palestras, debates, oficinas e showcookings, que abordam o tema nas suas várias vertentes, contando com a participação de especialistas de diversas áreas da ciência e profissionais de outras áreas de atuação”, lê-se, em comunicado.

No ano passado, a Cidade do Zero teve lugar no Centro Cultural de Belém.
(Fotografia: DR)

“Esta edição será marcada por um foco especial nas temáticas da alimentação e biodiversidade, refletindo o contexto do Instituto Superior de Agronomia”, adianta Catarina Barreiros. “Vamos destacar a importância da transição para sistemas alimentares e produtivos mais sustentáveis, fundamental para a mitigação e adaptação às alterações climáticas.” Outras temáticas em foco prendem-se com a saúde física e mental, o envelhecimento ativo, a acessibilidade e a inclusão, o urbanismo e a arquitetura sustentáveis, a moda responsável ou a energia descentralizada e renovável.

“Teremos um maior número palestras e mesas redondas, mais workshops, showcookings e oficinas, mais marcas no mercado e mais opções na restauração”, diz ainda Catarina Barreiros. “Também vamos ter uma zona de relvado, ótima para conviver e descansar, que inclui um espaço para apoiar grávidas e pais com bebés de colo, e mais atividades para crianças e famílias, tornando a ‘cidade’ ainda mais inclusiva e divertida para todas as idades”.

A Cidade do Zero está em funcionamento entre as 10 e as 19.30 horas. A participação nas atividades é livre, mas sujeita a inscrição prévia através do site oficial, que tem já disponível o programa.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend