Mostra de cinema de expressão alemã começa hoje online com 16 filmes

“Berlin Alexanderplatz”, de Burhan Qurbani, é o filme que inaugura esta edição. (Fotografia: Sommerhaus Filmproduktion).
A 18.ª Kino - Mostra de Cinema de Expressão Alemã começa esta quinta-feira na plataforma online Filmin.pt com uma programação de 16 longas-metragens, a maioria delas em estreia nacional.

A mostra cinematográfica Kino, de expressão alemã, dá a conhecer produções da Alemanha, Áustria, Suíça e Luxemburgo em três secções que reúnem ficções e documentários. No total, vão ser exibidas 16 longas-metragens, entre 21 e 27 de janeiro, online.

A abertura será com o filme “Berlin Alexanderplatz”, de Burhan Qurbani, com Welket Bungué no papel principal, dia 21 às 21h. Em comunicado, a Kino destaca ainda, na secção Visões, os filmes “Schwesterlein” (Irmãzinha), “Flatland” (Planuras) – “uma apropriação feminista do género western” – e a comédia negra “Glück gehabt” (Golpe de Sorte).

“Sag Du Es Mir” (Diz-me Tu Então, em português”) é exibido na secção Perspetivas. (Fotografia: missingFILMs)

A programação aborda os conceitos de “pertença”, de identidade e autodescoberta. Na secção Perspetivas, por exemplo, encontram-se filmes como “Kokon” (Casulo), que acompanha as descobertas de uma jovem de 14 anos, e “Neubau” (Lar doce Lar), que dá a conhecer uma criança encurralada num mundo de adultos.

A 18.ª edição dá destaque também aos filmes documentais, na secção Realidades. Um deles aborda “a ideia de origem em contraste com a atribuição de uma identidade pelos outros e por si próprio” (“Becoming Black”) e outro mostra a “Alemanha de leste depois da queda do muro e as suas reminiscências na atualidade”, em que se assiste ao crescimento da extrema-direita populista na Europa (“Deutschlandreise – Ein Roadmovie zwischen Gestern und Heute”).

A programação completa da KINO, bem como as informações de horários e bilheteira, encontram-se disponíveis no site do Goethe-Institut Portugal. No website Filmin.pt podem ser comprados os acessos individuais para cada filme ou uma subscrição mensal para assistir à mostra completa. O evento é promovido pelo Goethe-Institut Portugal em colaboração com as embaixadas dos países participantes.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend