Jogos de papel, caneta e tesoura para entreter os mais pequenos

(Fotografia: DR)
Com poucos recursos é possível promover grande diversão por muito tempo. Basta recordar alguns jogos dos tempos em que não havia tantos ecrãs na vida... com a vantagem de agora podermos ir buscar ajuda à Internet.

JOGO DO GALO

Número de participantes: 2

É um clássico, de regras simples – de tal forma que existe uma grande probabilidade de empate -, e que ajuda até a desenvolver a concentração. O primeiro passo é desenhar numa folha de papel uma matriz com três linhas por três colunas, formando um total de nove quadrados. Depois, cada jogador escolhe um símbolo (uma cruz ou um círculo) e preenche à vez os quadrados. O objetivo é completar uma fileira com um dos símbolos, na horizontal, vertical ou diagonal. Quem o fizer ganha o jogo.

Aprender:
# matematica.pt/fun/jogo-galo.php

 

STOP
Número de participantes: 2 ou mais

Para jogar ao Stop quantos mais melhor. Este é um jogo ideal para pôr à prova os conhecimentos de cultura geral, a rapidez de raciocínio e a memória. O grupo de jogadores deve antes de mais decidir algumas categorias e distribuí-las por colunas numa folha de papel. As mais comuns são “nomes”; “animais”; “cidades”; “países”; “objetos”, mas a fasquia pode ser elevada com outras opções, como “livros” ou até “personagens históricas”. O objetivo é preencher todas as colunas com palavras que comecem pela letra previamente selecionada. Cada campo preenchido corretamente vale 10 pontos, a não ser que dois ou mais jogadores tenham escolhido a mesma palavra. Aí vale metade. Ganha quem somar mais pontos.

Aprender:
#isadorabertolini.wordpress.com/2014/03/20/20-brincadeiras-que-precisam-apenas-de-lapis-e-papel

Jogar online:
# stopots.com.br

 

QUANTOS QUERES
Número de participantes: 2 ou mais

É uma espécie de origami, que junta a arte de dobrar papel com a vertente de jogo. Cada triângulo interior do Quantos Queres, identificado com uma cor ou um número, guarda uma mensagem, o nome de uma personagem ou até um desafio para as crianças, como por exemplo fazer o som de um animal. Além deste jogo, a técnica de origami permite fazer muitos outros entretenimentos para os mais pequenos, como barcos, chapéus ou até cata-ventos.

Aprender:
# ensina.rtp.pt/artigo/como-fazer-um-quantos-queres/
# pumpkin.pt/familia/atividades-com-miudos/trabalhos-manuais-criancas/quantos-queres/
# omeubebe.com/criancas/atividades-jogos/origami-para-criancas

(Foto: DR)

 

BATALHA NAVAL
Número de participantes: 2 ou mais

Um lápis e uma folha de papel quadriculado por jogador, são os materiais necessários para uma partida de Batalha Naval. Primeiro há que delimitar o campo de batalha na folha, depois identificar as linhas com letras e as colunas com números, e posicionar as embarcações no campo, sem que o adversário o consiga ver. Alternadamente os jogadores dizem coordenadas, respondendo “fogo” se o ataque acertou em algum dos seus navios ou “água”, se não foi o caso. Quem eliminar a frota inimiga primeiro vence.

Aprender:
# almanaquedospais.com.br/batalha-naval-jogo-para-imprimir-e-regras

 

FORCA
Número de participantes: 2 ou mais

Um dos jogadores pensa numa palavra e traça linhas para cada uma das letras num papel. Ao lado, é desenhada uma forca para cada um dos outros participantes. O objetivo é os restantes jogadores adivinharem a palavra, dizendo letras alternadamente. Se acertarem, a letra é preenchida no respetivo lugar. Caso contrário, vai sendo desenhado um bonequinho na forca (cabeça, tronco, braços e pernas). Se este ficar completo antes de a palavra ser adivinhada o jogador perde. Ganha aquele que acertar em mais letras.

Aprender:
#br.guiainfantil.com/materias/cultura-e-lazer/jogosforca-jogo-de-palavras-como-jogar-forca-com-as-criancas/

 

RECORTES EM PAPEL

A técnica de recorte em papel dobrado chama-se kirigami, e sim, também tem origem japonesa. Munidas de papel e tesoura, as crianças podem criar correntes de bonecos, bonitos cartões de festa com relevos de diferentes padrões ou até flocos de neve para pendurar no quarto.

Aprender:
# origami-resource-center.com/kirigami-for-kids.html
# youtube.com/user/KirigamiArt

 

IDEIA
Árvore genealógica
Desafie os miúdos a desenhar a sua árvore genealógica. Podem recortar fotos de cada elemento da família para colar no respetivo lugar.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend