Publicidade Continue a leitura a seguir

Joana Barrios: programa de culinária deu um livro (do qual partilhamos uma receita)

O documentário "Portugal de...", conduzido por Joana Barrios, passa esta quarta-feira na RTP2. (Fotografia: DR)

Publicidade Continue a leitura a seguir

É um livro feito ao contrário. Primeiro foi um programa de TV – “O da Joana”, no 24 Kitchen – e só depois saltou para as páginas impressas. A vantagem é que tudo foi testado. Assim, garante Joana Barrios na introdução ao “À la Barrios”, “as receitas resultam mesmo”. Mas há uma condição: seguir passo a passo as indicações que são dadas nestas 160 páginas de comida para todos os gostos. Tem entradas, pratos principais e sobremesas, pratos de carne e peixe e também vegetarianos.

Além das propostas comestíveis, o que também torna este livro apetitoso é a apresentação gráfica. E mais uma vez, tal como com os anteriores livros da autora (“Sopeira” e “O da Joana”), os paninhos e as loicinhas mimosas ficaram guardados no armário e a opção recaiu “em cores sólidas, geometria e comida como foco principal, mas a respirar. “A comida é comestível, mas glamourizada”, explica Joana Barrios.
Um livro onde a multiplicidade de Joana Barrios, o seu lado de atriz e de consultora de moda, está bem patente. A enriquecer cada prato e o seu empratamento está também a escolha das loiças de vidro do Depósito da Marinha Grande, que dão um brilho especial a cada receita.

E, por falar em brilho especial, destacamos o bacalhau de la Fiesta. Embora o Natal ainda esteja longe, esta é uma receita a pensar na consoada, acrescentando “uma pluma, um brilho ao prato tradicional”. É mesmo ele, com todos os ingredientes associados à ceia natalícia, trabalhado de outra maneira.
No fundo, no conjunto de receitas apresentadas de forma simples, mas muito sofisticada, em “À la Barrios”, há sempre uma pluma a dar um toque especial a cada escolha.



Receita de bolo de cereja do Fundão

Ingredientes:
Massa quebrada
Para o recheio: 500 g de requeijão, 250 g de crème fraiche, 50 g de amido de milho, sumo de 1 limão, 100 g de açúcar, 100 g de manteiga, 2 ovos, 500 g de cerejas

(Fotografia: DR)

Confeção:
Aquecer o forno a 180º. Numa forma redonda, de aro amovível, adicionar uma folha de papel vegetal, a untar com manteiga.

Criar a crosta da tarte de cereja: espalhar a massa com as mãos, até forrar a totalidade da forma. Picá-la com um garfo e, com a ajuda de uma folha de papel vegetal, criar peso em cima da massa. Levar ao forno durante cerca de 20 minutos. Retirar e reservar.

Numa taça, combinar o requeijão, o crème fraiche, o amido de milho e o sumo de limão. Mexer e deixar repousar.

Noutra taça, bater com a batedeira o açúcar e a manteiga até obter um creme esbranquiçado. Misturar então os ovos um a um, batendo bem entre cada adição. Juntar esta mistura ao preparado anterior e adicionar-lhe as cerejas frescas descaroçadas e cortadas. Dispor o recheio na massa quebrada e levar ao forno a 180º durante 35 a 45 minutos.



À La Barrios, de Joana Barrios
Zero a oito editora
160 páginas
PVP: 22,49 euros