Jhonatan Martins, um mestre do cubo mágico

O empresário brasileiro partilha os seus tutoriais online, convicto de que qualquer pessoa consegue resolver o cubo mágico. (Fotografia: DR)
Jhonatan Martins, de 26 anos, vive em São Paulo, no Brasil, mas as suas dicas para solucionar o cubo mágico estão acessíveis a todos, pela Internet.

O empresário, que tem uma loja especializada em cubos mágicos profissionais (chama-se ON CUBE, só faz envios para terras brasileiras) e dá aulas de cubo mágico, garante que qualquer pessoa consegue chegar à solução. Basta ter empenho e bons tutoriais. Os seus estão disponíveis no portal Cubo Mágico Brasil e na sua página do Instagram, onde também exibe mosaicos feitos com cubos mágicos, recorrendo à pixel art. Os retratados são artistas que admira, como a cantora Anitta – para recriar o seu rosto, foram necessários 660 cubos.

Três perguntas a Jhonatan Martins:

Quando é que começou a partilhar na Internet dicas para resolver o cubo mágico, e porquê?

O cubo mágico sempre foi algo muito impactante na minha vida e ajudou-me a superar muitos desafios. Quero mostrar às pessoas como pode ser benéfico para elas.

Costuma participar em competições do cubo mágico?

Sim, participo em campeonatos oficiais com frequência. Infelizmente, por conta da pandemia, faz mais de um ano que não há campeonatos.

Qualquer pessoa é capaz de resolver o cubo mágico?

Sim, o maior estigma do cubo mágico é que é algo impossível, mas só precisa de entender a lógica por trás. Qualquer pessoa com um pouco de dedicação e um bom tutorial consegue resolver o cubo mágico.


Documentário

A plataforma de streaming Netflix disponibiliza o documentário “The speed cubers”, em torno do cubo mágico. O filme centra-se nos campeões do Mundo Feliks Zemdegs e Max Park, australiano e americano, respetivamente.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend