A cozinha tradicional e bacalhoeira é o pilar do Festival Gastronomia de Bordo, que arranca já amanhã em Ílhavo e prolonga-se até dia 17 de novembro. No centro das atenções estão as receitas criadas pelos pescadores da região a bordo dos bacalhoeiros, onde passavam grandes temporadas nas campanhas do Atlântico Norte. Uma tradição reanimada e homenageada ao longo de dez dias, com uma programação rica em sabores.
À mesa dos 19 restaurantes aderentes serão recriadas alguns dos pratos mais emblemáticos, como a famosa Chora, uma sopa feita com a cabeça do bacalhau, a caldeirada de espinhas de bacalhau, a feijoada de chispe, feijão assado e outras especialidades reconfortantes.
Samos de bacalhau fritos com maionese de alho e ervas é uma das sugestões do restaurante Marina by Luís Lavrador. No menu dedicado ao fiel amigo há ainda lugar para feijoada de samos e línguas de bacalhau e um naco de bacalhau confitado com risoto de línguas do mesmo.
O menu do restaurante Bronze Seafood & Lounge só está disponível durante este fim de semana (dias 8, 9 e 10), e inclui bacalhau com puré de batata doce e lascas de parmesão, línguas e açorda, bacalhau com crosta de alheira, puré de grão e grelos.
O Bronze Seafood & Lounge foi considerado um dos «10 melhores restaurantes de praia da Europa»
Já a Marisqueira da Barra vai servir ovas de bacalhau e os tradicionais bolinhos durante toda a semana. A lista de restaurantes e respetivos menus pode ser consultada aqui.
Visitas guiadas, provas e teatro
O festival também acontece fora dos restaurantes. A programação paralela inclui visitas guiadas a estaleiros, museus, lotas, fábricas e navios, e também algumas atuações teatrais, sempre ligadas à tradição gastronómica e piscatória da região.
Amanhã à tarde está prevista uma visita guiada ao Navio-Museu Santo André, com um momento de degustação preparado pela chef Patrícia Borges. A atividade tem o custo de 3 euros e está sujeita a inscrição para 234 329 990 ou [email protected].
O festival Gastronomia de Bordo, que já passou por Peniche em outubro, chega também a Murtosa, de 27 de novembro a 1 de dezembro, centrado na pesca lagunar.