Exposição de gravuras de Nelson Mandela estreia-se no Alentejo

Exposição de gravuras de Nelson Mandela estreia-se no Alentejo
Esta série de gravuras, de nome «Ilha Robben» tem cores mais vibrantes. (Fotografia: DR)
A exposição House of Mandela Art, que exibe duas séries de desenhos do líder sul-africano, estreia-se em Portugal na vila alentejana de Evoramonte, onde estará até ao final de maio.

Duas séries de desenhos e pinturas sobre a conhecida história da vida de Nelson Mandela vão estar em exposição, pela primeira vez em Portugal, na vila alentejana de Evoramonte, entre 2 de abril e 31 de maio. A inauguração da exposição, organizada pela House of Mandela e outras entidades, acontece no dia 9 de Abril às 11h00.

A exposição é composta por 36 gravuras, algumas delas assinadas, datadas de 2001 a 2005, e que espelham a conhecida história da vida do líder político sul-africano. Numa lógica de «roteiro» pela vila, estarão visitáveis em vários locais, a curta distância uns dos outros. São eles a Torre/Paço, no castelo, a galeria de arte Silveirinha, no primeiro piso dos antigos Paços do Concelho, a loja de artesanato Celeiro Comum, as instalações da empresa de animação turística e cultural Andar a Monte e o alojamento local The Place at Evoramonte.


Leia aqui o roteiro da Evasões por Evoramonte


A Torre/Paço exibe a série Luta (Struggle Series), composta por cinco desenhos que sinteziam a história de vida de Nelson Mandela: «o Punho Cerrado, que representa os anos de luta; a Prisão – as suas mãos atadas símbolo do seu encarceramento durante 27 anos; a Liberdade – o partir os grilhões; a Unidade – Nelson Mandela não se limitou a unir a sua nação e continente, tendo estendido a sua mão de amizade a todo o mundo; e a Mão – a sua mão estendida na direção da mão de uma criança, refletindo a sua crença nos mais jovens», lê-se num comunicado da organização.

Os cinco desenhos da série «Luta» que resumem as fases da vida de Nelson Mandela. (Fotografia: DR)

A série Ilha Robben, constituída por um conjunto de gravuras que evocam o tempo que Mandela passou em Robben Island, está também em exposição na Torre/Paço. Nela destacam-se gravuras de tons mais garridos, intituladas a A cela, A janela, A igreja, O farol e O porto. Nelson Mandela escreveu também sobre a motivação subjacente a estas obras, às quais se seguiram outras 46.

Paralelamente à exposição fixa, dois artistas nacionais, de diferentes gerações, vão desenvolver obras próprias, inspiradas nas gravuras da série Luta de Nelson Mandela. O trabalho vai acontecer ao vivo, no castelo, durante os fins de semana do período da exposição, e as gravuras serão depois colocadas à venda no site da Nelson Mandela Art. As receitas serão partilhadas entre o artista e a Nelson Mandela Art Charity.

 

Leia também:

Casa Relvas, um enoturismo familiar em Évora
Évoramonte: As novidades dentro do castelo misterioso
No novo Intimista, o Alentejo senta-se à mesa em Lisboa




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend