Os perfumes que preenchem as prateleiras da Yntenzo, de portas abertas na movimentada rua do Souto desde dezembro, são produzidos não muito longe dali. A marca, e a loja, são a primeira aposta em nome próprio da Nortempresa Perfume Lab, a única fábrica de perfumes portuguesa, sediada em Braga.
«É um conceito diferente da perfumaria tradicional, é uma perfumaria de nicho, com ingredientes menos convencionais e que valoriza as experiências. O cliente pode vir cá e criar o seu próprio perfume» explica Daniel Vilaça, administrador da Nortempresa.
Todos os perfumes, garante, são unissexo, apesar de na loja se fazer a distinção entre a linha de homem, com fragrâncias mais quentes e amadeiradas, e a de mulher, de notas florais.
Já a linha premium, o ex-líbris da Yntenzo, é composta por seis perfumes – com lançamento para breve de mais dois, inspirados nos descobrimentos portugueses -, alguns dos quais a contar mais de 200 ingredientes na sua composição, na maioria de origem natural. Muitos são, ainda, os que utilizam fragrâncias «fora da caixa», nota Daniel. É o caso da combinação de castanha e baunilha, ou do perfume que leva um fresco aroma a pimento verde. Agradáveis surpresas para quem procura sugestões menos usuais.
As embalagens, pintadas à mão, são feitas a partir de materiais reciclados, e sempre que possível, sem recurso a plásticos, em linha com a política de sustentabilidade da marca, que apresenta ainda cinco coleções de casa e corpo, a complementar o portfólio.
Mais do que uma loja, a Yntenzo é um lugar de experiências. «O coração da marca é o nosso laboratório», admite Daniel, o espaço onde qualquer pessoa pode vestir a pele de um perfumista. Existem dois programas, de 45 ou 90 minutos, em que o cliente escolhe de entre vários ingredientes para criar um perfume exclusivo.
Ao fundo, o piso térreo da loja termina com um pequeno espaço museológico dedicado à centenária Confiança, com fotografias e produtos icónicos da marca, como o sabão rosa, sabonetes, espumas da barba e até pincéis. Num futuro próximo, a intenção é criar um museu da perfumaria no terceiro piso do edifício. «Para tornar a visita mais rica e partilhar mais sobre a produção do perfume e a história da perfumaria», explica Daniel.
Por esta altura, a primavera invade toda a loja com flores e plantas variadas, que ali chegam de um pequeno jardim escondido nas traseiras. Muitas são usadas nos produtos da marca, em aromas que se fundem numa agradável sensação olfativa, não fosse esta uma casa tanto de perfumes e como de experiências.
Aula de perfumaria
No segundo piso do edifício são organizados, por marcação, workshops de três horas, para um mínimo de cinco pessoas, sobre a história da perfumaria, e que incluem também a produção de perfumes, com acompanhamento técnico.
Longitude : -8.424690800000008
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