Há uma camisola a ser tricotada por mais de mil pessoas ao mesmo tempo

A camisola a ser tricotada por centenas de pessoas, na sua versão em miniatura. (Fotografia: DR)
Grupo no Facebook reúne já mais de 1200 pessoas com um propósito: tricotar uma camisola.

Se houvesse uma banda sonora para esta história, seria uma tema de Né Ladeiras: sonho azul. Assim, é apenas uma camisola “misteriosa”, que vai sendo desvendada todas as semanas, e está a tomar conta do universo do tricô em Portugal (e não só), desde o início deste ano. Basta pesquisar por #tricotamosjuntosdeinverno no Facebook e é como se estivesse numa gigante sala virtual, onde mais de 1200 pessoas estão juntas para tricotar a camisola “Azul”, criada pela designer Filipa Carneiro para a Rosários4, a marca de lã portuguesa que idealizou um fio de nome “Monchique” para este projeto. Entretanto, vestiu a mascote “Rosarinho” (feita pela artesã Adriana, Drisdoing) com a camisola em três tons de azul, e foi criando o entusiasmo. “Tivemos algum receio que as pessoas não aderissem, mas tem corrido muito bem. As pessoas querem ver o que vai acontecer a seguir.

O projeto está dividido em cinco semanas, cinco vídeos que correspondem a outras tantas etapas. A ideia é que em cada semana a pessoa complete uma etapa, e quando chegar ao fim de seis semanas, tenha a camisola terminada”. Mantendo sempre o mistério, Filipa Carneiro escondeu os truques, uma vez que o modelo disponível aparece em ponto pequeno, vestido numa boneca, e não em tamanho real.

“É uma camisola pensada para ser simples. Mesmo quem nunca tivessem tricotado uma camisola na vida consegue fazê-lo”, assegura a designer, embora advertindo para um ponto rendado na frente da peça: “quem tem mais experiência faz, tranquilamente, quem tem um um pouco menos nós sugerimos não o fazer, optando por fazê-la lisa, pois como tem mudanças de cor não vai ficar uma peça aborrecida – pelo contrário, ficará igualmente bonita”. Porém, o que afere do nível de simplicidade da “azul” é o exemplo deixado recentemente no grupo do Facebook: “há uma pessoa que aprendeu a tricotar em dezembro e está a fazer a camisola, com o esquema rendado”.

 

A ideia de tricotar em conjunto surgiu já no ano passado, durante o podcast “knit for a happier world” – que Filipa Carneiro e Liliana Carvalho publicam no YouYube, todas as sextas-feiras à tarde – quando desafiaram as seguidoras e seguidores a tricotar caturnos (meias grossas de lã) em pleno confinamento. Mais tarde, no verão, haveria de surgir o primeiro #tricotamosjuntos, então dedicado a um xaile de Santo de António.

Mas é no inverno que mais apetece tricotar, e por isso agora surgiu esta iniciativa. De resto, Filipa Carneiro acredita que toda esta adesão se justifica porque “as pessoas passam mais tempo em casa, fazem menos atividades de exterior, e juntam-se aqui duas coisas: por um lado o tricô, que à partida é uma coisa muito solitária, mas por outro criamos uma comunidade. Ao criar o grupo, e estarmos sempre em contacto, e a conversar e a partilhar os trabalhos, apesar de estarmos nas nossas casas, na realidade é como se fosse um encontro de tricô que acontece durante estas seis semanas”.

Sempre que alguém coloca uma dúvida, há imediatamente uma resposta. “Ninguém se sente sozinho. E também é um incentivo para terminar o trabalho, porque vemos as outras colegas do grupo a tricotar e também queremos”, sublinha Filipa, que fala assim de “uma motivação geral, que impede qualquer um de desistir ou deixar o trabalho de lado”.

Apesar deste desafio ter começado no dia 6 de janeiro, quem quiser lançar-se a ele por esta altura está ainda muito a tempo. De resto, a autora da camisola Azul sublinha até que “quem chega agora vem com uma vantagem: no grupo já existem dezenas de combinações de cores diferentes, algumas até inusitadas, o que será uma inspiração”.

Os vídeos saem sempre à quinta-feira, pelas 14h30, no canal de YouTube de Filipa Carneiro, que o mundo do tricô conhece por Nionoi. Mais tarde, é disponibilizado no grupo, onde há também sempre um PDF de apoio com a pista da semana sempre sempre escrita para descarregar no site da Rosários 4.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend